Visando à implantação de um Centro de Monitoramento que permitirá realizar um amplo trabalho voltado para prevenção, a Defesa Civil de Campos está buscando capacitação e troca de experiências com a Defesa Civil Estadual. Profissionais do Setor de Prevenção do município visitaram o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), na capital, essa semana, e conheceram a estrutura física e multiprofissional do setor, além das ações desenvolvidas.
Na oportunidade, profissionais do Cemaden fizeram uma apresentação metodológica de como se dá a construção dos alertas e como é feito o monitoramento dos 92 municípios fluminenses, focando nas áreas de meteorologia, hidrologia e geologia.
“A apresentação se deu em forma de bate-papo e pudemos interagir a todo momento, o que foi de grande valia. Ficou muito clara para mim a importância de profissionais da área de meio ambiente, natureza e sociedade em qualquer procedimento de tomada de decisão. A todo o tempo estamos lidando com elementos que sofrem mudanças constantes, a natureza envolve muitas variáveis, principalmente quando se trata da atmosfera”, avaliou o coordenador de Geoprocessamento da Defesa Civil de Campos, Antônio Ivo.
Ele ainda complementou, ressaltando que “o contato que tivemos com o Cemaden-RJ foi extremamente importante para que estejamos alinhados com a equipe de lá, recebendo e compartilhando informações, para que estejamos cada vez mais acurados no monitoramento e na prevenção, eles na escala estadual, nós na escala municipal”, pontou Ivo.
O secretário de Defesa Civil de Campos, coronel Alcemir Pascoutto, ressaltou que a criação do Centro de Monitoramento será uma conquista para o município. “A Defesa Civil de Campos vem atuando fundamentalmente na área operacional. Mas, reconhecemos que a criação de dados e a análise dos mesmos nos permitirá ir além, trabalhar com eficácia na prevenção e atuar para evitar ou minimizar possíveis danos, antes mesmo que eles aconteçam. Essa é a nossa missão: traçar um novo perfil para a Defesa Civil de Campos e fazer com que a Secretaria de fato cumpra a sua missão de proteger, sem enfraquecer a operacionalidade”, frisou.
Pascoutto destacou que a inovação faz parte do programa de governo do prefeito Wladimir Garotinho para a Defesa Civil. Ele observou que o objetivo da atual gestão é instituir uma Defesa Civil inovadora, que tenha um olhar sensível para a população, que esteja voltada para a prevenção, pronta para trabalhar, pesquisar e elaborar projetos que identifiquem pontos vulneráveis e, a partir daí, tenha estrutura para alertar a população sobre os mais diversos tipos de risco.