Notícia no detalhe
Prefeitura e produtores da Baixada se reúnem
As intervenções feitas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nos canais da Baixada Campista estão trazendo problemas para os produtores rurais e reduzindo o nível do Lagamar. Nesta segunda-feira (14), eles se reuniram no Farol de São Tomé com representantes da prefeitura para que, juntos, possam solicitar ao Governo do Estado informações sobre o trabalho realizado naquela região e, assim, encontrar solução para o problema.
De acordo com os produtores, o governo do estado não está realizando a limpeza necessária no Canal do Quitinguta e na Vala do Abreu, que abastece o Canal de São Bento. Eles alegam que o trabalho, sob a responsabilidade do órgão estadual Inea, está prejudicando as lavouras e a criação de gado já que os canais não estão sendo irrigados. Participaram da reunião os secretários da Defesa Civil, Marco Soares; de Meio Ambiente, Humberto Nobre, o de Agricultura, Frederico Paes; e o subsecretário de Comunicação e coordenador do Verão do Farol, que ouviram as reivindicações dos produtores.
A prefeitura se comprometeu a reforçar o pedido de informações ao Inea sobre como estão sendo aplicados os R$ 97 milhões (recurso que a Prefeita Rosinha Garotinho conseguiu junto ao governo federal e que foram aplicados nos canais, através do governo do estado). “Todo o trabalho que está sendo realizado na limpeza dos canais, pelo Inea, tem sido uma caixa preta para a prefeitura porque não se sabe como a verba está sendo aplicada, em quais locais estão trabalhando e o que estão fazendo. Apesar das inúmeras solicitações, inclusive, por escrito, e de reuniões com o presidente do Inea [Firmino Martins], nenhuma resposta foi dada”.
- Vamos levar o problema à Prefeita Rosinha e, nesta terça-feira (15), temos uma reunião da diretoria do setor administrativo do Comitê dos Municípios do Baixo Paraíba, quando vamos abordar a situação com os demais membros a fim de entrar com um pedido de explicação junto ao Ministério Público - explica Humberto Nobre.
Segundo os produtores, a desobstrução do Buraco do Ministro, em uma obra do Inea, fez com que a água baixasse em toda a região. “Uma limpeza neste canal resolveria todo o problema, se fosse feito, como havia anunciado o órgão estadual”, afirmou o presidente do Sindicato Rural de Campos, José Amaral, acrescentando que o prejuízo está sendo incalculável e que há mais de 10 anos, o governo federal não faz uma política séria voltada aos produtores.
Outro problema que vem sendo observado e que contribui para ampliar o problema é a má conservação das comportas do Canal da Flechas e do Canal de São Bento, que mesmo fechadas, permitem a passagem da água. “Todas as comportas estão com problemas de manutenção e esta é uma responsabilidade do Inea que, nos últimos anos, não vêm fazendo o trabalho corretamente”, avaliou o secretário da Defesa Civil, Marco Soares.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 18:58:08 Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
- 18/09/2025 18:04:13 Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
- 18/09/2025 17:34:08 Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
1809 18h04Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
1809 17h34Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
1809 16h40Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
3Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles