Notícia no detalhe
Prefeitura e produtores da Baixada se reúnem
As intervenções feitas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nos canais da Baixada Campista estão trazendo problemas para os produtores rurais e reduzindo o nível do Lagamar. Nesta segunda-feira (14), eles se reuniram no Farol de São Tomé com representantes da prefeitura para que, juntos, possam solicitar ao Governo do Estado informações sobre o trabalho realizado naquela região e, assim, encontrar solução para o problema.
De acordo com os produtores, o governo do estado não está realizando a limpeza necessária no Canal do Quitinguta e na Vala do Abreu, que abastece o Canal de São Bento. Eles alegam que o trabalho, sob a responsabilidade do órgão estadual Inea, está prejudicando as lavouras e a criação de gado já que os canais não estão sendo irrigados. Participaram da reunião os secretários da Defesa Civil, Marco Soares; de Meio Ambiente, Humberto Nobre, o de Agricultura, Frederico Paes; e o subsecretário de Comunicação e coordenador do Verão do Farol, que ouviram as reivindicações dos produtores.
A prefeitura se comprometeu a reforçar o pedido de informações ao Inea sobre como estão sendo aplicados os R$ 97 milhões (recurso que a Prefeita Rosinha Garotinho conseguiu junto ao governo federal e que foram aplicados nos canais, através do governo do estado). “Todo o trabalho que está sendo realizado na limpeza dos canais, pelo Inea, tem sido uma caixa preta para a prefeitura porque não se sabe como a verba está sendo aplicada, em quais locais estão trabalhando e o que estão fazendo. Apesar das inúmeras solicitações, inclusive, por escrito, e de reuniões com o presidente do Inea [Firmino Martins], nenhuma resposta foi dada”.
- Vamos levar o problema à Prefeita Rosinha e, nesta terça-feira (15), temos uma reunião da diretoria do setor administrativo do Comitê dos Municípios do Baixo Paraíba, quando vamos abordar a situação com os demais membros a fim de entrar com um pedido de explicação junto ao Ministério Público - explica Humberto Nobre.
Segundo os produtores, a desobstrução do Buraco do Ministro, em uma obra do Inea, fez com que a água baixasse em toda a região. “Uma limpeza neste canal resolveria todo o problema, se fosse feito, como havia anunciado o órgão estadual”, afirmou o presidente do Sindicato Rural de Campos, José Amaral, acrescentando que o prejuízo está sendo incalculável e que há mais de 10 anos, o governo federal não faz uma política séria voltada aos produtores.
Outro problema que vem sendo observado e que contribui para ampliar o problema é a má conservação das comportas do Canal da Flechas e do Canal de São Bento, que mesmo fechadas, permitem a passagem da água. “Todas as comportas estão com problemas de manutenção e esta é uma responsabilidade do Inea que, nos últimos anos, não vêm fazendo o trabalho corretamente”, avaliou o secretário da Defesa Civil, Marco Soares.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















