Nesta quarta-feira (12), a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, a vice-presidente Fernanda Campos, e alguns diretores e coordenadores receberam os representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), mediante agenda solicitada pela secretária de estado, Danielle Barros. Os profissionais conheceram alguns equipamentos culturais na ação que visa desenvolver um diálogo permanente entre a Sececrj e as secretarias de cultura dos municípios do RJ e, no caso específico com uma pauta de apoio ao setor audiovisual.
Auxiliadora Freitas acompanhou o assessor especial da SECEC-RJ, Ademilson Honorato, e o engenheiro, Bruno Santos, do setor de engenharia e manutenção da secretaria, nas visitas ao Palácio da Cultura, Museu Histórico de Campos, Teatro de Bolso Procópio Ferreira e Teatro Municipal Trianon.
“A visita foi extremamente produtiva e serviu para apresentarmos parte do patrimônio cultural e histórico da forma como estão funcionando e apontando o estado em que a maioria dos nossos equipamentos foi encontrada, em janeiro, quando iniciamos a nova gestão da FCJOL no governo do prefeito Wladimir Garotinho. Esta visita dá prosseguimento aos estudos de implantação de projetos de revitalização e restauro de nossos equipamentos culturais tendo em vista a celebração de parceria com a Sececrj, em, pelo menos, alguns de nossos prédios. Iremos buscar também outras parcerias para viabilizar reparos em nossas unidades que mais precisam de reformas”, explicou Auxiliadora Freitas.
Para o assessor especial da Sececrj, Ademilson Honorato, as visitas foram muito importantes. “Viemos conhecer, de perto, parte dos equipamentos da FCJOL, atendendo à solicitação feita pela secretária Danielle Barros. Agora, faremos um levantamento das estruturas para estudarmos parcerias que viabilizem melhorias nestes equipamentos e a futura instalação de uma sala de cinema público em Campos dos Goytacazes, conforme já realizamos em outros municípios do RJ”, disse.
As visitas foram acompanhadas pela vice-presidente da FCJOL, Fernanda Campos; a diretora executiva das Artes e Culturas, Kátia Macabu; o diretor Administrativo e de Preservação do Patrimônio, Jhonathan Abrão; o gerente Técnico e Operacional, Elias Gonzaga e a coordenadora do Teatro de Bolso, Neusinha da Hora.