Notícia no detalhe
Fundação Zumbi entrega carta de reconhecimento a quilombolas
O presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP), Jorge Luiz dos Santos, entregou cópias das cartas de reconhecimento a quatro comunidades remanescentes de quilombos, localizadas na Região do Imbé. A entrega foi feita na noite desta quinta-feira (10).
Emitidos em 2006, pela Fundação Cultural Palmares, órgão do Ministério da Cultura responsável por questões quilombolas, os documentos servirão de base para que, havendo a necessidade de confronto documental, mais de 100 famílias comprovem perante à Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Rio, a legitimidade do título e possa dar continuidade ao processo de anistia da dívida contraída por elas com o Incra, em 1978, quando foram reconhecidas como assentadas rurais.
- A fundação apenas intermediou, solicitando o envio das cópias das cartas de reconhecimento das comunidades de Aleluia, Batatal, Cambucá e Conceição do Imbé. Como existe um processo para solucionar o impasse da cobrança no Incra de Brasília, a superintendência do órgão no Rio tomou conhecimento e questionou o reconhecimento das comunidades como remanescentes de quilombos. Daí a nossa solicitação à Fundação Palmares pelas cópias das cartas, para que eles tenham em mão a comprovação de que são reconhecidamente comunidades quilombolas”, explicou Jorge Luiz.
A taxa cobrada pelo Incra por uma linha de crédito que foi disponibilizada a eles pelo órgão, no final dos anos 80, continuou sendo paga mesmo após o ex-presidente Lula sancionar, em 2004, a lei que concede às comunidades quilombolas o direito à anistia da dívida. Segundo Jorge Luiz, desde o ano passado, o governo municipal está mobilizado para solucionar o impasse da cobrança e também pleitear a ampliação do Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas e buscou ajuda do governo federal. Recibos comprovando o pagamento da taxa pelas famílias foram reunidos e entregues em Brasília.
- A luta começou ano passado. Já fomos a Brasília para levar recibos de comprovante do pagamento da taxa pelas famílias que reunimos. Esses recibos completaram a documentação necessária para o processo de suspensão dessa taxa, que varia de R$ 400 a R$ 1,5 mil”, ressaltou o presidente da Fundação Zumbi dos Palmares.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/10/2025 10:26:28 Subsecretaria de Justiça com atendimentos gratuitos nesta segunda-feira
- 19/10/2025 10:14:56 Iniciativa de Educação Antirracista ganha Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
- 19/10/2025 09:46:53 PSE Itinerante leva ações de saúde e cidadania à Escola de Travessão
- 19/10/2025 09:31:27 Dia Internacional da Mulher Rural: Agricultura anuncia mutirão de documentação
- 18/10/2025 18:29:05 Com presença do Zé Gotinha, Dia D de Multivacinação movimenta postos de saúde
Subsecretaria de Justiça com atendimentos gratuitos nesta segunda-feira
1910 10h14Iniciativa de Educação Antirracista ganha Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
1910 09h46PSE Itinerante leva ações de saúde e cidadania à Escola de Travessão
1910 09h31Dia Internacional da Mulher Rural: Agricultura anuncia mutirão de documentação
1810 16h0923ª edição do Prefeitura em Ação lotou a escola 29 de Maio neste sábado
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município