Profissionais de saúde afastados com idade acima de 60 anos aprovaram a vacinação contra a Covid-19 no sistema drive thru no estacionamento do CCTA da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). A imunização ocorre em uma tenda que fica do lado direito da entrada, perto do Hospital Veterinário. No local há fiscais da Vigilância Sanitária orientando as pessoas quanto ao cumprimento dos protocolos de combate à doença.
Para ser vacinado, o servidor da saúde deve apresentar a carteira de identidade. Os profissionais da saúde que não possuem vínculo com o município devem apresentar a carteira profissional e comprovar que reside em Campos através do comprovante de residência. Os profissionais vacinados foram das letras “H” até “M”, obedecendo ao calendário de comparecimento por letra inicial do primeiro nome. Nesta quarta (03) será a vez dos profissionais as letras iniciais de “N” a “Z”.
A chefe da Vigilância Sanitária, Vera Cardoso de Melo, fala sobre a importância do drive thru. “O sistema drive thru evita com que as pessoas com mais idade fiquem expostas ao Sol, em filas ou em pé. Elas podem ficar no conforto no seu carro, sem ter contato com outros idosos. A vacinação está sendo bem rápida, estamos com diversos profissionais para melhor atender a população”, ressaltou a chefe da Vigilância.
A técnica de laboratório do Hemocentro, que funciona no Hospital Ferreira Machado, Heloísa Terra, de 60 anos, se emocionou ao receber a dose da vacina. “Quero agradecer a Deus pela oportunidade e a todos os envolvidos. Eu já tive Covid-19. Foi leve, mas é sempre uma grande preocupação. O drive thru é ideal para conforto e agilidade, além de não ficarmos expostos nas filas, o que nos gera insegurança”, declarou a técnica de laboratório.
Servidor do CCZ, José Cláudio Tavares, de 60 anos, também aprovou a agilidade. “É de suma importância essa vacinação. Esperamos por esse momento e foi muito bom receber essa dose”, destacou o servidor.
Um exemplo a ser seguido é do dentista José Gastão Magalhães, de 85 anos. “Nada melhor que a prevenção. Eu trabalho na área odontológica e fico no consultório das 8h às 18h. Mesmo usando máscara e me cuidando, corro risco de pegar o coronavírus, e na minha idade é bastante grave”, declarou o dentista.
A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde orienta ainda que aqueles profissionais da saúde (das letras A até G) que não conseguiram tomar a vacina nesta segunda-feira (1º) devem procurar um dos locais de imunização até essa quarta-feira (03).