Projeto Agosto Saúde aborda o uso de vitaminas por parte dos idosos
No dia 17, a neurologista Luiza Lopes vai conversar sobre Saúde Pública: vida pós civis. As lives são realizadas sempre as segundas, às 19h, no Facebook HeloLandim.
“Os alimentos são fontes seguras de ingestão de vitaminas". Com esta afirmação, a geriatra Débora Fescina abriu sua participação na live da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Ativo dessa segunda-feira (10) que reuniu a secretária e subsecretária Heloísa Landim e Neli Viter, respectivamente, além da diretora do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso, geriatra Deborah Casarsa. A reunião virtual faz parte do Projeto Agosto Saúde e abordou o uso de vitaminas por parte dos idosos. No dia 17, a neurologista Luiza Lopes vai conversar sobre “Saúde Pública: vida pós civis". As lives são realizadas às segundas, as 19h, no Facebook HeloLandim.
- Há uma linha tênue do que é excesso e do que é necessário. O perigo está no uso indiscriminado de medicação não prescrita. Alimentos naturais fornecem as vitaminas que o nosso corpo necessita. Prato sem cor está sem as vitaminas necessárias – afirmou Deborah Casarsa lembrando que cada tratamento é específico para cada paciente.
Heloísa e Neli pediram que as especialistas esclarecessem os mitos e verdades acerca da ingestão das vitaminas concomitante à alimentação adequada.
- Vitamina também é remédio, portanto quando mal administrada tem prejuízos à saúde. O ideal é se alimentar com variedade, comer de tudo, um pouco. Ingerir alimentos que são famosas fontes de vitaminas como as frutas cítricas, sardinha, azeite de oliva, verduras verde-escuras; sem esquecer de se expor ao sol sem filtro solar, no máximo, 15 minutos porque a vitamina D é sintetizada pela pele e tem relação direta com a osteoporose. Por esse motivo é muito importante que principalmente os idosos tomem sol diariamente – destacou Débora Fescina.
O internauta Edmar Moço, de 65 anos, elogiou as informações fornecidas durante a live dessa segunda.
- Tenho me enquadrado nas orientações das especialistas. Minha alimentação é adequada, faço caminhada, tomo sol. A live foi muito esclarecedora. Compartilhei o link com amigos e conhecidos porque informações tão valiosas têm que chegar a mais e mais pessoas. Agradeço às pessoas que estão à frente da Secretaria do Envelhecimento pois se preocupam, realmente, com a população idosa – finalizou Edmar.