A dona de casa Amanda Duarte é uma das alunas do projeto esportivo desenvolvido pela Prefeitura de Campos, em Morro do Coco, região Norte do município. Ela faz ginástica funcional no núcleo, desde 2017, e explica que sua vida mudou para melhor desde que começou a fazer funcional.
- Consegui controlar minha ansiedade e até mesmo minha alimentação. Sem contar o grupo de amigas que formamos e que ajuda no fortalecimento psicológico também - destacou Amanda.
As aulas acontecem na praça pública do distrito de Morro de Coco com a professora Karoliny Tavares, da Fundação Municipal de Esportes (FME), que dá aulas às terças e quintas-feiras, das 8h às 10h, e na parte da tarde, das 16h às 18h.
Os interessados devem procurar a professora e fazer a matrícula. No ato da inscrição, é necessário apresentar atestado médico, cópia do comprovante de residência e do documento pessoal. Se for criança, declaração da escola, informando o período que estuda e a cópia do documento do responsável.
- Essa é a política do prefeito Rafael Diniz de estender e massificar a prática esportiva no município de Campos. As pessoas que praticam alguma atividade física melhoram a qualidade de vida, o convívio social. Atualmente, atendemos a mais de 21 mil pessoas, que praticam uma ou mais das 52 modalidades esportivas oferecidas gratuitamente em 54 locais – frisou o presidente da FME, Raphael Thuin.
A costureira Amara Aparecida Gama, 52anos, é outro exemplo de que sua vida melhorou depois que começou a fazer funcional. “Como sou costureira, tenho uma vida centrada na máquina de costura e estava me causando dores nas costas. Depois que comecei a fazer a ginástica funcional, melhorou muito e ainda estou mais disposta. É muito importante para a auto estima”, finalizou.