PSE deve ser ampliado em Campos através de parceria entre Prefeitura e Estado
A subsecretária geral de Educação, Luciana Eccard e a coordenadora do PSE, Cátia Mello, se reuniram com uma equipe na secretaria Estadual de Saúde, no Rio de Janeiro, para captar recursos
O Programa Saúde na Escola (PSE) deve ser ampliado em Campos este ano, através de parceria entre a prefeitura e o governo estadual. A subsecretária geral de Educação, Cultura e Esporte de Campos, Luciana Eccard, e a coordenadora do PSE, Cátia Mello, se reuniram nesta terça-feira (28) com uma equipe na secretaria Estadual de Saúde, no Rio de Janeiro, com o objetivo de captar recursos para aquisições de materiais permanentes para que mais unidade da rede municipal sejam contempladas com as ações do Programa. Atualmente, são 85 unidades pactuadas e mais de 31 mil alunos atendidos.
- Hoje tivemos a oportunidade de apresentar as ações desenvolvidas pelo PSE em Campos, na secretaria estadual de Saúde. É um orgulho poder mostrar todas as ações desenvolvidas ao longo dos três últimos anos e constatar que estamos no caminho certo - ressaltou Eccard.
O PSE é realizado através de um convênio entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde. O programa promove saúde integral da comunidade escolar, com ações continuadas, oficinas temáticas, cursos e palestras.
A coordenadora Estadual da Saúde da Criança, Anna Rigato, elogiou o trabalho realizado em Campos e se comprometeu a buscar formas para fortalecimento das ações.
- Achei o trabalho do PSE de Campos muito potente, principalmente por oferecer ações além das previstas e de extrema importância para as crianças e adolescentes, assim como para os profissionais da educação. Agora entraremos em contato com a Redes de Saúde e Programas já existentes, para buscar a melhor forma de apoiar e fortalecer essas ações dentro dos fluxos já previstos no Sus. Além disso, há a possibilidade de o município obter pelo Programa Estadual de Financiamento da APS o recurso referente a investimento, o qual possibilita compra de equipamentos e material permanente - explicou Rigato.
Cátia Mello considerou a reunião uma oportunidade para demonstrar a atuação do PSE Campos. “Além da possibilidade de vincular esta municipalidade ao Programa Estadual de Financiamento da Atenção Primária a Saúde”, frisou.
Em março, o trabalho do PSE será apresentado em Brasília para a coordenação Geral de Promoção da Atividade Física e Ações Intersetoriais do Ministério da Saúde.