Ao longo da gestão do prefeito Wladimir Garotinho, a Prefeitura de Campos realizou importantes concursos públicos, que refletiram no aprimoramento do serviço público. Além do atual concurso para a área da Educação, que oferece mais de 1 mil vagas e é considerado o maior da história do município, o Poder Executivo realizou outros três processos seletivos, que resultaram na convocação de mais de 400 candidatos, e ainda convocou os aprovados no concurso do Programa Saúde da Família (PSF) que foi realizado em 2008.
A realização dos concurso também mostra o empenho da Prefeitura em cumprir o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), celebrado em 2022 com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) visando os prestadores de serviço da Prefeitura de Campos, conforme explicou o secretário de Gestão de Pessoas e Governança Digital, Wainer Teixeira.
“A Administração Municipal tem se dedicado ao cumprimento do TAG e no comprometimento institucional com o aprimoramento da máquina pública. Foram três concursos realizados no ano de 2023, com a convocação de mais de 400 candidatos já realizada, além das convocações do concurso do PSF, realizado em 2008, mas convocados na atual gestão, mediante acordo firmado com a Defensoria Público do Estado. Neste ano, está em curso o concurso da Educação, com mais de 1 mil vagas imediatas e cadastro de reserva. Um concurso histórico, que representa o compromisso municipal com valores essenciais como o amplo acesso aos cargos públicos, igualdade de oportunidades, responsabilidade social e legalidade”, afirmou Wainer.
O secretário ressaltou que os concursos públicos são instrumentos para o desenvolvimento intelectual e profissional da sociedade. “Como profissional de recursos humanos há 35 anos, acredito no concurso público como instrumento que estimula o desenvolvimento intelectual e profissional da sociedade, que exige conhecimento, esforço individual e qualificação técnica dos candidatos. Nesse sentido, o concurso não beneficia apenas o Município, que passa a contar com servidores mais capacitados, mas também a comunidade, que é incentivada a buscar formação contínua e aprimoramento de suas competências. Em minha experiência na Administração Pública posso afirmar que as melhores mentes estão no serviço público”, comentou.
O primeiro concurso realizado ao longo da gestão do prefeito Wladimir Garotinho foi para o cargo de Educador Social para a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), que preencheu 96 vagas e está na quarta convocação de aprovados. Já o concurso da Guarda Civil foi o segundo realizado, com 195 vagas preenchidas. Neste mês, mais 44 aprovados foram chamados para assumir o cargo. E o terceiro concurso foi para a Administração Direta, que preencheu 85 vagas nos cargos de Analista de Controle Interno, Analista de Sistemas, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Contador, Assistente de Controle Interno e Técnico Fazendário. Para esse concurso, a Prefeitura já realizou três convocações, sendo a última em janeiro deste ano.
Já o concurso da Educação segue com inscrições abertas até as 16h do dia 3 de fevereiro. Os interessados devem se inscrever no site do Instituto Consulplan (
AQUI), responsável pela organização e realização do concurso.
As vagas são destinadas aos cargos de Pedagogo, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais e Professores dos Anos Finais, nas áreas de Artes, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática e Libras. E a novidade é a inclusão de é a inclusão de profissionais formados em Licenciatura em Educação do Campo.