Dezenas de pessoas participam da aula inaugural do curso de Estratégia Comercial
Ao todo, foram quase 200 inscritos. A iniciativa é da secretaria de Educação, Cultura e Esporte e da Superintendência de Trabalho e Renda
Cerca de 50 pessoas participaram na manhã desta segunda-feira (18) da aula inaugural da primeira turma do curso profissionalizante de Estratégia Comercial, uma iniciativa da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) e da Superintendência de Trabalho e Renda (STR). Ao todo, foram quase 200 inscritos, divididos em quatro turmas. O curso objetiva o preenchimento das ofertas de trabalho temporárias abertas pelo comércio em dezembro. Os participantes serão cadastrados no Balcão de Empregos municipal e encaminhados às vagas abertas.
Luana de Almeida, de 19 anos, já teve uma experiência no comércio e pretende, com o curso, voltar ao mercado de trabalho. “Acho importante a gente se atualizar para ter melhores chances”, confessa. Já Dora Rodrigues se inscreveu junto com uma amiga. Ambas trabalham em um restaurante, mas estão começando a vender roupas por conta própria e buscam técnicas para melhorar o atendimento e o lucro.
A abertura do curso contou com a presença do superintendente de Trabalho e Renda, Rogério Matoso, e do subsecretário pedagógico da Smece, Rafael Damasceno. Matoso destacou que o comércio é o maior empregador do município, por isso a necessidade de especializar a mão de obra e reciclar aqueles que já atuam na área. Já Damasceno, frisou a importância da parceria, principalmente para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal, que tiveram prioridade nas inscrições.
O curso tem carga horária total de 16 horas, dividida pelos módulos: Atendimento ao Cliente; Técnica de Vendas; Gestão de Estoque; Marketing Digital e Relacionamento Interpessoal. A primeira aula foi com a psicóloga da Smece Larissa Gonçalves, que iniciou dando dicas de como se portar em uma entrevista de emprego, para depois entrar nos tópicos do atendimento e processo de venda.
-