Notícia no detalhe
Triagem auditiva: 2 mil alunos da rede municipal já foram contemplados
Durante o mês de novembro, os alunos que passaram por triagem são submetidos à audiometria.
Através das secretarias municipais de Saúde e Educação, o Programa Saúde na Escola (PSE) implementou em março deste ano o projeto “Desenvolvendo Habilidades, Promovendo Aprendizagens”, que trabalha com a saúde vocal, auditiva, além de viabilizar atividades que fortaleçam a aprendizagem do aluno. Somente visando o cuidado com a saúde auditiva, cerca de 2 mil alunos já passaram por exames nas unidades escolares.
– As alterações auditivas, ainda que de grau leve, estão associadas a déficits na aprendizagem do vocabulário, habilidades articulatórias, desatenção, entre outras situações que prejudicam o aluno. Através dessa triagem e posterior consulta, estamos prevenindo qualquer tipo de alteração na audição e aprendizagem dos nossos alunos da rede – destaca a coordenadora do PSE/Campos, Cátia Mello.
A triagem auditiva já contemplava alunos de creche e foi ampliada nas unidades para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em outubro deste ano. Durante o mês de novembro, os alunos que passaram por triagem são submetidos à audiometria, em parceria do curso de fonoaudiologia do Centro Universitário Fluminense (Uniflu), na Clínica-Escola de Fonoaudiologia do instituto.
A coordenadora do PSE/Campos, Cátia Mello, explica que 1.816 alunos de creche e 175 alunos do primeiro ao quinto ano passaram por triagem. “E pegando como base estes 175 alunos do fundamental avaliados, 38 serão encaminhados para realização da audiometria. Destes, 12 deverão passar inicialmente pela consulta com o otorrinolaringologista. O PSE, por meio dessa parceria com o Uniflu, ampliou de forma qualitativa e quantitativa este projeto”, afirmou.
Ainda segundo a coordenadora, professores também serão incluídos nas ações de promoção à saúde vocal e auditiva. “O Ministério da Saúde propõe estratégias em saúde auditiva que também compreendem capacitação aos educadores e profissionais da rede básica para o desenvolvimento auditivo de crianças e ações para promoção e prevenção de problemas auditivos”, disse.
O projeto “Desenvolvendo Habilidades, Promovendo Aprendizagens” promove atividades para desenvolvimento da linguagem oral e escrita, através de ações de desenvolvimento das habilidades sensório-motoras, de habilidades psicomotoras-motricidade fina e habilidades auditivas, tapete sensorial, sondagem do frênulo lingual, verificação da saúde auditiva e meatoscopia, que privilegiam habilidades comunicativas, psicomotoras e linguísticas.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado