Notícia no detalhe
Campos no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo
Além das salas convencionais, o ônibus da vacinação está estacionando no Jardim São Benedito.
A Secretaria de Saúde de Campos realiza neste sábado (19) o Dia D da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Em todo município, 41 salas de vacinação estão abertas das 09h as 16h para atender a população. Além das salas convencionais, o ônibus da vacinação está estacionando no Jardim São Benedito. Nessa primeira fase, o público-alvo são crianças a partir de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) que ainda não tomaram nenhuma ou apenas uma dose da vacina. O secretário municipal de Saúde, Abdu Neme, acompanhou o início da vacinação com a diretora da Vigilância em Saúde, Andreya Moreira.
Yve Nogueira acordou cedo para levar o filho Samuel, de apenas seis meses, para tomar a dose. “Fico Sempre de olho no cartão. A gente não pode dar bobeira. A vacinação é muito importante para a saúde deles”, declarou a mãe.
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Andreya Moreira, a atenção está voltada pra todo o público alvo, especialmente, as crianças entre seis meses e um ano. “As crianças de seis meses a um ano não tinham essa vacina no calendário. Agora que foi incluída, os pais têm que prestar bastante atenção no cartão. Os maiores de um ano que já tiverem tomado duas doses não precisam mais tomar. Agora aqueles que tiverem tomado uma dose só devem procurar o setor de vacina para aplicar a segunda dose”, explicou.
A vacina contra o sarampo não deve ser aplicada em pessoas que apresentem febre alta, gestantes, pessoas com câncer, tenha imunodeficiência adquirida que estejam sintomáticos (exceto casos com autorização médica); tuberculose; distúrbios sanguíneos; em uso de medicamentos imunossupressores; deterioração severa da função renal e cardíaca; após administração de gamaglobulina e transfusão sanguínea. O cuidado maior é com os pacientes alérgicos a proteína do leite porque as reações aos alérgicos a ovo são menores.
Em Campos, desde 2007, não é registrado nenhum caso de sarampo, mas o país já registrou este ano mais de seis mil casos da doença. “No estado do Rio, são 500 casos suspeitos e 87 confirmados. Temos que imunizar aqui para continuarmos sem casos em Campos”, destacou Andreya.
A segunda etapa da vacinação começa no dia 18 de novembro e o público alvo são pessoas de 20 a 49 anos que não foram vacinadas. O dia D para essas pessoas acontece, no entanto, no da 30 de novembro. A Vigilância em Saúde ressalta que a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) é aplicada na rede pública durante o ano.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado