A Superintendente do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa), Heloísa Landim, representou a cidade de Campos no 1º Seminário de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável, realizado em Brasília, nessa sexta-feira (4). O município foi o único da região Sudeste a ter representatividade no evento em comemoração ao Dia Internacional do  Idoso, celebrado no último dia 1º. A organização é da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa  dos Direitos da Pessoa Idosa, integrante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

De acordo com a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa  dos Direitos da Pessoa Idosa, a cidade de Campos é referência em políticas voltadas aos idosos. Desta maneira, a superintendente do Envelhecimento Saudável e Ativo apresentou as ações no eixo: “Gestão Tecnológica do Envelhecimento Saudável e Ativo numa visão municipalista”.

- Apresentei o modelo de gestão municipalista do envelhecimento saudável e ativo com informações e indicadores gerados pelo sistema on-line de estatística das Casas de Convivência. E, também, os projetos da Rede de Proteção Social para o envelhecimento saudável dos idosos assistidos em Campos dos Goytacazes com resultados substanciais mesmo diante de todas as dificuldades encontradas pela gestão do prefeito Rafael Diniz, em 2017 – disse Heloísa Landim.

A superintendente destacou, ainda, que as boas práticas desenvolvidas em Campos surgiram da experiência quando compôs a Secretaria municipal de Envelhecimento Saudável e Ativo no Rio de Janeiro, a convite da ex-deputada Cristiane Brasil, que era a, então, secretária.

O objetivo do Seminário foi compartilhar experiências de boas práticas em envelhecimento ativo e saudável com fundamento nos pilares da estrutura política de envelhecimento ativo – participação, saúde e segurança.  O evento contou com representantes de outros municípios e do Distrito Federal.