Atuação do PSE/Campos no “Saber Saúde” é destacado por gestores estaduais
O programa, criado pelo Inca, forma profissionais das áreas de educação e saúde para que desenvolvam conteúdos relacionados à promoção de hábitos saudáveis voltados a crianças, adolescentes e jovens, dentro das escolas.
O Programa Saúde na Escola (PSE), vinculado às secretarias municipais de Educação e Saúde, mais uma vez foi elogiado por gestores estaduais. O programa Saber Saúde, criado pelo Inca, forma profissionais das áreas de educação e saúde para que desenvolvam conteúdos relacionados à promoção de hábitos saudáveis voltados às crianças, adolescentes e jovens, dentro das escolas. São abordados temas como tabagismo, uso de álcool, alimentação inadequada, exposição excessiva à radiação solar, inatividade física e sexo sem proteção, fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), entre elas, o câncer.
De acordo com Marcia Imbrosi e Samir Feruti, da Divisão de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, foi ressaltada a excelência do trabalho que vem sendo executado na condução do Programa Saber Saúde na Escola disponibilizado pelo Instituto Nacional do Câncer do Ministério da Saúde.
- A partir da capacitação organizada pelo Programa de Controle do Tabagismo em novembro de 2018, o município de Campos dos Goytacazes, de forma pioneira, organizou-se na implantação do Programa Saber Saúde utilizando-se das melhores práticas recomendadas pela SES/RJ. Vocês se destacaram não apenas pelo papel que exerceram na divulgação do tema, ressaltando sua importância para saúde da população, mas também como programa, na conduta proativa do grupo em vários aspectos, se tornando um modelo e exemplo de implantação do programa aos demais municípios que estão iniciando este trabalho.
A Coordenação Estadual do PSE, Bárbara Salvaterra, destaca a atuação do PSE de Campos. “A atuação do PSE de Campos é exemplar, pois auxilia o protagonismo da escola e dos educadores na promoção de saúde e prevenção de doenças”, contou Salvaterra.
Para a coordenadora do PSE, Cátia Mello, o reconhecimento profissional é o combustível capaz de energizar toda equipe.
A equipe do Saber Saúde é composta por profissionais do PSE. O programa, criado pelo Inca, forma profissionais das áreas de educação e saúde para que desenvolvam conteúdos relacionados à promoção de hábitos saudáveis voltados a crianças, adolescentes e jovens, dentro das escolas.