Notícia no detalhe
Idosos abrem Virada Cultural com desfile de Boi Pintadinho
Por: Patrícia Barreto -
Foto: Antônio Cruz - 30/08/2019 - 17:06:42
Idosos caracterizados desfilando à frente de um boi pintadinho, confeccionado por eles mesmos. Em clima de festa, alegria e descontração foi aberta oficialmente a programação da Virada Cultural, nesta sexta-feira (30), no Centro Dia do Idoso, em Guarus. A Prefeitura de Campos por meio da Superintendência do Envelhecimento Saudável e Ativo (Sesa) preparou uma programação para o mês de setembro que contemplará todas as Casas de Convivência, além da Colônia de Férias do Farol de São Thomé. Neste domingo (1), será realizada uma missa, às 9h, em ação de graças ao mês dos idosos, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Parque Leopoldina. Todas as atividades são abertas ao público em geral.
Entre porta-estandartes e uma banda composta pelos próprios idosos, o desfile percorreu a Travessa Santo Elias, rua que fica em frente ao Centro Dia. Muitas pessoas pararam para assistir ao espetáculo. Ana Fernandes, funcionária pública, foi às lágrimas ao lembrar da avó, falecida há um ano.
- Ela amava participar das atividades que o Centro Dia oferece. Não perdia um evento. Após ser diagnosticada com câncer, ainda pedia para assistir, somente, as atividades. Esse desfile me fez lembrar muito dela, o coração apertou. Mas, ao mesmo tempo, é uma alegria imensa saber que um governo se preocupa com a terceira idade – disse Ana.
Ainda nesta sexta foi aberta a exposição “O presente da memória” com utensílios trazidos pelos próprios idosos e eram utilizados nas décadas de 60,70, 80. Na mostra, é possível encontrar objetos antigos, como moedor de carne, rádio a pilha, ferro de passar a base de carvão, discos de vinil etc.
- O mês do idoso, no governo Rafael Diniz, é todo mês, todos os dias. Desde 1º de janeiro de 2017, reabrimos três Casas de Convivência e demos suporte para que as outras pudessem funcionar. Foi implantada a Rede de Proteção Social que envolve cultura, esporte, lazer, entretenimento, teste de cognição e de autonomia física, preservação da funcionalidade da pessoa idosa ou aqueles que estão envelhecendo. A ideia da Virada é porque a cultura tem espaço privilegiado na Rede de Proteção Social – destacou a superintendente da Sesa, Heloísa Landim.
A programação culmina no dia 27 com o tradicional Baile da Maturidade, no Tênis Clube. Na ocasião será eleita “A Mais Bela Idosa”. Durante todo o mês, será desenvolvida programação cultural em todas as Casas de Convivência com atividades diárias - dentro e fora das Casas - como apresentação de esquetes teatrais no Pelourinho, conjunto de cordas dedilhadas do Instituto Federal Fluminense (IFF), café literário, mostra de poesias e lendas.
- A programação foca nas culturas populares traduzindo hábitos desses idosos que, atualmente, são atendidos pela Sesa. Isso traz, para os idosos, a certeza de que eles estão plenamente ativos, “antenados” às novas tecnologias, sem deixar de lado a memória efetiva ligada à juventude – finalizou Heloísa.
Últimas Notícias adicionadas
1
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda