O prefeito Rafael Diniz encerrou sua visita a Brasília com saldo positivo. Em dois dias de reuniões na capital federal (7 e 8 de agosto), foram debatidas questões como a liberação de recursos federais para as áreas de Agricultura, Saúde e Desenvolvimento Humano e Social, além da construção do contorno da BR-101.
A primeira reunião em Brasília Rafael foi com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. O tema da conversa foi a liberação de emendas do deputado federal Felício Laterça, no valor de R$ 3,4 milhões, para a compra de maquinários e equipamentos para o Polo Agroalimentar do Norte Fluminense - Central de Abastecimento de Campos (Ceascam).
- Tivemos a oportunidade de apresentar à ministra este projeto tão sonhado, que vai transformar nossa agricultura, gerando oportunidades no Norte Fluminense e levando emprego e desenvolvimento para a nossa cidade – disse Rafael Diniz, que foi acompanhado pelo superintendente de Abastecimento de Campos, Nildo Cardoso, pelo secretário executivo do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), Vinicius Viana, e pelo prefeito de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira.
Outro compromisso da comitiva de Campos foi no Ministério da Saúde. Em reunião com a equipe técnica do ministro Luiz Henrique Mandetta, da qual também participou o secretário de Saúde de Campos, Abdu Neme, o prefeito solicitou o repasse de mais verbas federais para o setor, deixando clara a importância de Campos como um polo regional, que recebe pacientes de cidades próximas. “Como vivemos uma realidade financeira completamente diferente, com menos recursos dos royalties que no passado, precisamos buscar recursos junto ao governo federal”, observou o prefeito, que aproveitou a ida a Brasília para conversar sobre novas emendas parlamentares com a bancada fluminense na Câmara dos Deputados.
A pauta na capital federal incluiu uma reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para tratar da construção do contorno da BR-101 em Campos. A obra é vista como essencial para alavancar a economia do Norte Fluminense.
Rafael esteve, ainda, na Secretaria Extraordinária de Representação do Governo do Rio de Janeiro em Brasília, um órgão criado em maio pelo governador Wilson Witzel para defender os interesses do estado diante dos poderes Executivo e Legislativo federal. Ele foi recebido pelo subsecretário, o ex-deputado federal Simão Sessim.
- De imediato, estaremos apresentando um projeto para viabilizar o recebimento de R$ 2 milhões vindos do Ministério da Cidadania diretamente para nossa Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social – destacou o prefeito, reconhecendo a iniciativa do governador Wilson Witzel em promover a aproximação dos municípios com o governo federal.