Notícia no detalhe
Campos faz tratamento regional de resíduos de lixo de saúde
A Unidade de Tratamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, que trata o chamado lixo hospitalar ou de materiais contaminantes, com elevadas temperaturas e pressão, já está funcionando como unidade regional. Nesta terça-feira (04), um volume de resíduos de serviços da saúde (lixo hospitalar) chegará da cidade de Itaperuna para ser incinerado no Auto Clave, que funciona no aterro sanitário. A unidade foi inaugurada desde o dia 8 de junho e funciona numa área total de 1.470 metros quadrados, no Distrito Industrial de Guarus, com capacidade para processar 2.700 litros por ciclo.
De acordo com informações do secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, a unidade dá tratamento adequado e correto ao lixo hospitalar, sem provocar qualquer impacto ambiental negativo, considerando que o material que não é tratado adequadamente representa risco à saúde pública e ao meio ambiente.
- A coleta do resíduo dos serviços de saúde é feita diariamente nos hospitais e clínicas da cidade pela empresa concessionária do serviço de limpeza pública, a Vital Engenharia. Temos em Campos 149 unidades geradoras destes materiais e a unidade autoclave faz a adequação aos padrões exigidos pela Legislação Sanitária e Ambiental - informou o Secretário de Serviços Públicos, Zacarias de Albuquerque.
O secretário acrescenta que a empresa operadora do sistema já firmou contratos com geradores de resíduos dos serviços de saúde de outras cidades, como Itaperuna e São João da Barra, onde empresas que atuam na construção do Porto do Açu destinarão seus materiais para a Unidade de Tratamento de Resíduos dos Serviços de Saúde em Campos. O município receberá 5% dos valores apurados com a prestação de serviços de tratamento dos resíduos para a iniciativa privada.
Durante o processamento dos materiais, o autoclave imprime alta pressão e elevada temperatura nos materiais, promovendo a desinfecção e inertização de resíduos de serviços de saúde e, até mesmo, uma “lavagem” do ar no interior da Câmara, através do vapor superaquecido. A unidade é composta de tanque de gás liquefeito de petróleo (GLP), compressor de ar. Na câmara de aquecimento, o GLP é queimado para aquecer a caldeira e provocar vapor elevado de ar, sendo que ambos fazem funcionar o Autoclave.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa