Notícia no detalhe
Serviços Públicos orienta sobre coleta de lâmpadas fluorescentes
Diante da necessidade de se disciplinar o descarte de lâmpadas fluorescentes, visando evitar os impactos negativos causados ao meio ambiente, a secretaria municipal de Serviços Públicos em parceria com a secretaria municipal de Meio Ambiente está iniciando uma campanha de conscientização da população. O objetivo é promover efetivamente o cumprimento da lei estadual 5131/ 2007, regulamentada pelo decreto 41752/ 2009 e que dispõe sobre os procedimentos a serem adotados para o descarte das lâmpadas.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, a campanha de esclarecimento da população será feita através da mídia junto aos usuários, comerciantes e ainda com a concessionária Vital Ambiental, que recusará o recebimento dos produtos e notificará aquele que descartar as lâmpadas no lixo doméstico. Moradores serão orientados a procurar o estabelecimento em que realizou a compra para devolver a lâmpada inservível.
- Todo resíduo especial tem legislação específica e o município, de acordo com a nova lei de gestão de resíduos, tem a responsabilidade de coletar lixo domiciliar. No caso das lâmpadas fluorescentes, os fabricantes, distribuidores, importadores, revendedores e comerciantes de lâmpadas fluorescentes no Estado do Rio de Janeiro ficam obrigados a disponibilizarem recipiente para receber o referido produto dos consumidores finais, com a finalidade de providenciar o seu descarte em local apropriado, ou a sua reciclagem. Além disso, no estabelecimento tem que haver um aviso para informar aos clientes - , explicou Zacarias.
O secretário ainda destacou que cada munícipe tem responsabilidade sobre a eliminação dos resíduos considerados lixo especial, como pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos, inclusive bateria de telefone celular e o próprio telefone celular, pneus e também, lâmpadas fluorescentes. “São resíduos que oferecem riscos às pessoas e também ao meio ambiente. Por exemplo, uma lâmpada fluorescente num lixo domiciliar vai ser quabrada no compactador e atingir um gari, causando acidente. Se lançada no ambiente, o produto que é de Vapor de Mercúrio é altamente tóxico”, salientou o secretário.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















