Notícia no detalhe
Mostra pedagógica apresenta materiais das Salas de Recursos
A Secretaria Municipal de Educação (SMEC) realizou na manhã desta terça-feira (14) a Mostra Pedagógica dos materiais utilizados nas 48 Salas de Recursos das escolas municipais de Campos. Os materiais foram confeccionados pelos profissionais da educação que trabalham neste espaço. As peças são utilizadas para estimular o processo de aprendizagem dos 1027 alunos portadores de necessidades especiais assistidos pela rede municipal. A exposição aconteceu das 8h às 14h no foyer da secretaria de Educação.
Os materiais expostos na Mostra Pedagógica da secretaria cumpre a Lei Federal 10.098, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. A Lei de Inclusão (7.853) determina que as crianças especiais sejam matriculadas em escolas regulares, porém, além de participarem das atividades nas salas regulares, os alunos da rede municipal, também, participam de atividades nas salas de recursos.
Os materiais destas salas são confeccionados com artigos recicláveis. Tampinhas de refrigerantes são transformadas em peças de libras, garrafas de iogurte em joguinhos de boliches, caixas de fósforos em letras do alfabeto, entre outras peças pedagógicas que são adaptadas para estimular o processo de aprendizagem. Das 48 salas atendimentos, 10 são multifuncionais, ou seja, recebem equipamentos adaptados do Ministério da Educação (MEC) e as outras 38 funcionam com recursos produzidos pelos profissionais da rede municipal.
A secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu, afirma que, este ano, um grande avanço na área de acessibilidade, que melhorou a qualidade do atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais foi o aumento do número de cuidadores. “Oferecemos transportes, mas o nosso maior avanço foi o crescimento de dois para 34 cuidadoras. Elas acompanham os alunos nas atividades escolares. A expectativa é aumentar o número cuidadoras e de salas de recursos no ano que vem”, informou Joilza Rangel.
- Tenho uma aluna com deficiência cerebral, que não tem nenhum movimento físico mas, por meio dos estímulos pedagógicos, ela se comunica pelo olhar. É uma lição de vida e, ao mesmo tempo, emocionante trabalhar com alunos especiais. Apesar das limitações, a cognição deles é perfeita - , ressaltou a professora da sala de recurso da Escola Municipal Mário Barroso, Eliane Faria.
O operador, Luiz Carlos dos Santos Gomes, de 48 anos, disse que a filha, Laís Ribeiro Carvalho Gomes possui paralisia cerebral e, até os sete anos, ela não falava. “Depois que minha filha passou a estudar em uma escola regular, apresentou melhoras consideráveis. A mais importante foi que, a partir do contato com outras crianças, ela começou a falar. Ela é muito amada na escola. A Prefeitura de Campos ajuda porque oferece transporte e ajudante (cuidadora), além do amor dos professores. Isso não tem preço”, finalizou.
A Acessibilidade estará em destaque nesta terça-feira (14), em Campos. A Secretaria Municipal de Educação (SMEC)) realizará, das 8h às 13h, uma Mostra Pedagógica dos materiais adaptados que são utilizados nas Salas de Recursos das escolas municipais. A proposta deste espaço é atender os 1027 alunos portadores de necessidades que estudam nas unidades escolares do município. O evento será realizado no foyer da sede da secretaria de Educação. A mostra contará com a presença de um grupo de alunos – acompanhados dos responsáveis. Também haverá palestra, visita do papai Noel, entre outras programações.
No próximo domingo (19) a lei 10.098 - que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais e com mobilidades reduzidas - completará 10 anos, mas a (SMEC) antecipará as programações. Cerca de 40 escolas da rede municipal - que possui Salas de Recursos – farão, nesta terça-feira, exposições dos materiais adaptados que são utilizados pelos alunos portadores de necessidades especiais.
As salas de recursos são criadas com base no parecer 13/2009 do Conselho Nacional de Educação (CNE) que preconiza Atendimento Educacional Especializado (AEE), seja realizado prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns.
Seguindo a legislação, a prefeitura de Campos, vem intensificando a qualidade do atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais. Este ano foram contratados mais de 30 cuidadores (profissionais que cuidam dos alunos portadores de necessidades especiais e promovem a sua inclusão destes alunos durante as atividades escolares). Eles também recebem transporte exclusivo. De acordo com dados do departamento multiprofissional a educação também fechou parcerias instituições assistencialistas e de saúde.
Nesta terça-feira (14) acontecerá uma mostra com os principais materiais adaptados que são utilizados nas salas de recursos da rede municipal. Haverá exposição de computadores adaptados, jogos, materiais de libras, recursos utilizados com portadores de encefalopatia crônica, entre outros materiais. A mostra contará com a presença de grupo de alunos portadores de necessidades especiais que estarão acompanhados dos pais.
A diretora do departamento multiprofissional da secretaria de Educação, Rita Chardelli informou que paralelo a mostra, também haverá no auditório da (SMEC) a palestra: Refletindo Sobre a Inclusão. Participarão do debate os diretores das escolas municipais que possuem salas de recurso, Orientadores Pedagógicos (O´Os), equipe do departamento multiprofissional da (SMEC), entre outros.
“A proposta deste evento é fazer uma retrospectiva das ações e avanços concretizados em 2010, anunciar alguns projetos que serão realizados em 2011 e sobretudo promover uma reflexão a respeito da acessibilidade na rede pública municipal”, finalizou Chardelli.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
- 15/05/2025 18:38:46 Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
- 15/05/2025 18:29:54 Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
1505 18h38Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
1505 18h29Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
1505 16h36Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso