Notícia no detalhe
Projeto Colcha de Retalhos apresentado em festa do Cras
Usuárias do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Custodópolis realizaram, nesta terça-feira (14), sua confraternização de final de ano, com a apresentação de músicas natalinas pelas “Canarinhas de Custodópolis”, coral intergeracional só de mulheres que integram grupos de convivência de mulheres, idosas, adolescentes e crianças do Cras.
Além de brincadeiras e sorteios de brindes; no evento, houve a apresentação do Projeto “Colcha de Retalhos”, desenvolvido por usuárias atendidas pelo Serviço Social e Psicologia do Cras, ao secretário de Família e Assistência Social, Henrique Oliveira.
- O projeto foi desenvolvido, inicialmente, por um grupo de idosas, que participaram de um documentário, gravando, em vídeo, depoimentos em que contam suas histórias. Usuárias dos Grupo de Mulheres acabaram participando do projeto e surgiu a ideia de bordar a história de cada uma, em uma colcha que não está concluída, que guarda espaços para novas histórias, de outras pessoas - , explicou a coordenadora do Cras de Custodópolis, Paloma Cruz.
O secretário elogiou o projeto: “É um trabalho bonito, composto de quadros onde as usuárias estão registrando, com bordados, suas lembranças, seus desejos. E há quadros em aberto na colcha, o que é importante, pois a vida está em contínua construção e outras usuárias poderão vir a contar, nesta colcha, novas histórias”, declarou Henrique.
Um dos retalhos da colcha foi bordado por Maria das Graças da Silva, 56 anos, do Parque Santa Rosa: “Fiz uma casa tipo caixote, que acho linda, com uma entrada para carro. Tem uma árvore grande e um carro prata na garagem. É o que gostaria de ter, a casa dos meus sonhos”, declarou.
Fortalecimento de vínculos– Um dos princípios básicos de ações dos Cras é o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares. Um exemplo de ação em que esses princípios são trabalhados é o coral de mulheres do Cras de Custodópolis: “São 30 usuárias, de diferentes bairros e temos avós contando com netas, mães se apresentando junto com as filhas.”, contou Paloma Cruz.
Dona Jarícia dos Reis Silva, de 59 anos, participa de todos os eventos do centro e diz que as “Canarinhas de Custodópolis estão afinadas: “Já fizemos várias apresentações, mas hoje cantamos só músicas de Natal. Para fazer bonito, nós ensaiamos todas as semanas”, concluiu.
Últimas Notícias adicionadas
Hospital São José promove ação para comemorar o Mês da Mulher
1403 15h58Imuniza Campos: UBSF da Penha é a primeira a receber nova estratégia vacinal
1403 15h29Wladimir e Frederico anunciam praça e creche no Morar com Saúde do Aldeia II
1403 10h37Escritório Social promove ação especial pelo Mês da Mulher no presídio feminino
1403 10h02Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















