Notícia no detalhe
Projeto Colcha de Retalhos apresentado em festa do Cras
Usuárias do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Custodópolis realizaram, nesta terça-feira (14), sua confraternização de final de ano, com a apresentação de músicas natalinas pelas “Canarinhas de Custodópolis”, coral intergeracional só de mulheres que integram grupos de convivência de mulheres, idosas, adolescentes e crianças do Cras.
Além de brincadeiras e sorteios de brindes; no evento, houve a apresentação do Projeto “Colcha de Retalhos”, desenvolvido por usuárias atendidas pelo Serviço Social e Psicologia do Cras, ao secretário de Família e Assistência Social, Henrique Oliveira.
- O projeto foi desenvolvido, inicialmente, por um grupo de idosas, que participaram de um documentário, gravando, em vídeo, depoimentos em que contam suas histórias. Usuárias dos Grupo de Mulheres acabaram participando do projeto e surgiu a ideia de bordar a história de cada uma, em uma colcha que não está concluída, que guarda espaços para novas histórias, de outras pessoas - , explicou a coordenadora do Cras de Custodópolis, Paloma Cruz.
O secretário elogiou o projeto: “É um trabalho bonito, composto de quadros onde as usuárias estão registrando, com bordados, suas lembranças, seus desejos. E há quadros em aberto na colcha, o que é importante, pois a vida está em contínua construção e outras usuárias poderão vir a contar, nesta colcha, novas histórias”, declarou Henrique.
Um dos retalhos da colcha foi bordado por Maria das Graças da Silva, 56 anos, do Parque Santa Rosa: “Fiz uma casa tipo caixote, que acho linda, com uma entrada para carro. Tem uma árvore grande e um carro prata na garagem. É o que gostaria de ter, a casa dos meus sonhos”, declarou.
Fortalecimento de vínculos– Um dos princípios básicos de ações dos Cras é o fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares. Um exemplo de ação em que esses princípios são trabalhados é o coral de mulheres do Cras de Custodópolis: “São 30 usuárias, de diferentes bairros e temos avós contando com netas, mães se apresentando junto com as filhas.”, contou Paloma Cruz.
Dona Jarícia dos Reis Silva, de 59 anos, participa de todos os eventos do centro e diz que as “Canarinhas de Custodópolis estão afinadas: “Já fizemos várias apresentações, mas hoje cantamos só músicas de Natal. Para fazer bonito, nós ensaiamos todas as semanas”, concluiu.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa