Notícia no detalhe
Meio Ambiente promove a conscientização ambiental
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente vem desenvolvendo três projetos visando a conscientização ambiental da população em diferentes aspectos. O Projeto Orla, que identifica as irregularidades e problemas ambientais da orla de Farol de São Tomé; o Agenda 21, que é o processo de planejamento integrado e participativo de políticas públicas; e o Carbono Zero, que visa a redução a zero no balanço da emissão de carbono através da medição pelos veículos a serviço da prefeitura.
Segundo o secretário, Humberto Nobre, o Projeto Orla é uma ação inovadora no âmbito do Governo Federal, conduzida pelo Ministério do Meio ambiente, por meio da Secretaria de Qualidade Ambiental e pela Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. “O projeto busca implementar uma política nacional que harmonize e articule as práticas patrimoniais e ambientais com o planejamento de uso e ocupação desse espaço que constitui a sustentação natural e econômica da Zona Costeira”, informa o secretário.
A finalidade do Projeto Orla é identificar as irregularidades e problemas ambientais da orla de Farol de São Tomé, analisando os usos dos espaços das áreas da União (terrenos e acrescidos de marinha), de forma a elaborar um Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla. A União, aprovando o PGI, passa ao município a gestão da orla para que o mesmo desenvolva os projetos, permitindo usos de acordo com a legislação patrimonial e ambiental.
Agenda 21 - Agenda 21 é o processo e planejamento integrado e participativo de políticas públicas e, não, uma ação ou um projeto específico. A Agenda 21 envolve toda a sociedade civil e governos na análise dos problemas ambientais, sociais, culturais, político-institucionais e econômico com objetivo de mobilizar esforços para propor soluções que reflitam os anseios e necessidades locais por meio de projetos e ações a serem implementados em curto, médio e longo prazos.
Carbono Zero - O projeto visa a redução a zero no balanço da emissão de carbono, através da medição pelos veículos a serviço da prefeitura e a consequente confecção de mudas de árvores nativas nos ambientes naturais e floríferas e frutíferas nos ambientes urbanos e a conscientização dos servidores públicos bem como da população usuária dos serviços prestados pela municipalidade sobre a finitude dos recursos ambientais, na necessidade de adoção de comportamentos ambientalmente mais amigáveis, com a contínua redução dos padrões de poluição e adoção de mecanismos de compensação ambiental.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/08/2022 16:08:23 Morar com Saúde em Lagoa das Pedras é adiado devido a previsão de ventos fortes
- 18/08/2022 15:23:32 População acima de 12 anos continua sendo chamada para vacinação
- 18/08/2022 14:23:57 Próximo Morar com Saúde será sábado em Lagoa das Pedras
- 18/08/2022 14:14:09 Tradicional Rancheirada da COESA acontece neste final de semana
- 18/08/2022 13:15:44 Agricultura colhe frutos doados por produtora rural para crianças e idosos
Morar com Saúde em Lagoa das Pedras é adiado devido a previsão de ventos fortes
1808 15h23População acima de 12 anos continua sendo chamada para vacinação
1808 14h23Próximo Morar com Saúde será sábado em Lagoa das Pedras
1808 14h14Tradicional Rancheirada da COESA acontece neste final de semana
1808 13h15Agricultura colhe frutos doados por produtora rural para crianças e idosos
Inscrições abertas para cursos do Qualifica Jovem e Qualifica Polo nesta segunda
2Prefeitura paga salário dos servidores na próxima sexta-feira
3Prefeitura anuncia programação da 370ª Festa do Santíssimo Salvador
4Beneficiários do Cartão Goitacá têm pagamento liberado nesta segunda-feira
5Mais 957 novos beneficiários no programa Cartão Goitacá
6Usuários do Cartão Goitacá afirmam: Benefício garante comida na mesa