Notícia no detalhe
Arte, debates e culinária marcam último dia do V Festival de Economia Solidária
No dia 15, é comemorado o Dia Nacional da Economia Solidária.
Arte, debates, culinária e muitas opções de artesanato e muitas outras produções, incluindo a agroecológica, movimentam neste sábado (15) o terceiro e último dia do V Festival de Economia Solidária, promoção da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) e do Fórum de Economia Solidária, na Praça do Santíssimo Salvador, no Centro. São mais de 150 participantes de cerca de 40 grupos, incluindo convidados de Bom Jesus do Itabapoana. No dia 15, é comemorado o Dia Nacional da Economia Solidária.
Abrindo as atividades do dia, na Tenda Cultural, a apresentação da bailarina superação, a campista Andréia Marcolino, com um número de dança clássica que arrancou muitos aplausos ao final. No último mês, ela ganhou o troféu de primeiro lugar do All Dance World 2018, em Orlando, nos Estados Unidos.
- É sempre uma grande emoção e uma enorme satisfação apresentar minha arte ao público, especialmente, em minha cidade. Coisa que pode se tornar cada vez mais rara, pois negocio minha ida para a Europa - adiantou a bailarina, já correndo para outra apresentação em Araruama, horas depois, na Região dos Lagos.
Na mesma tenda, o evento continuou com uma mesa redonda. Primeira a falar, a advogada Tatiana Sales, ligada aos movimentos sociais, apresentou uma ampla visão sobre o empreendedorismo e seus desafios. A mediadora da mesa, a assessora técnica da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP/UENF) e do Fórum de Economia Solidária, Nilza Franco, à frente do movimento de economia solidária em Campos desde o seu início, falou dos avanços obtidos e das perspectivas. A secretária executiva do Fórum de Economia Solidária de Campos, Simone Gonçalves, também falou do crescimento da forma solidária de produção e comercialização e da necessidade de apoio para avançar ainda mais. E o presidente da Superintendência do Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam), Rodrigo Lira, ressaltou os esforços para apoiar o movimento.
- Destacamos principalmente o programa Fundecam Economia Solidária, já em vigor, com linhas especiais de crédito para o setor. E vamos avançar ainda mais com uma Frente Parlamentar da Economia Solidária e de um Conselho. O governo Rafael Diniz encontrou dívidas enormes de gestões passadas, mas estamos saneando financeiramente o município para avançar com os investimentos necessários - explicou Lira. "Tivemos um apoio fundamental por parte do Fundecam e esperamos para o próximo ano um festival ainda maior e melhor", completou Nilza.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/12/2025 09:03:17 Agricultura triplica recolhimento de embalagens de agrotóxicos em ação em Santa Ana
- 15/12/2025 08:49:35 Pacientes elogiam atendimento no novo ambulatório do HGG
- 15/12/2025 08:33:52 Seduct, Turismo e Sesc levam celebração natalina ao Jardim Carioca
- 14/12/2025 14:35:26 Assistidos do Centro Pop participam de almoço especial
- 14/12/2025 14:26:12 Saúde Mental promove oficina sobre Redução de Danos para qualificar profissionais
Agricultura triplica recolhimento de embalagens de agrotóxicos em ação em Santa Ana
1512 08h49Pacientes elogiam atendimento no novo ambulatório do HGG
1512 08h33Seduct, Turismo e Sesc levam celebração natalina ao Jardim Carioca
1412 14h35Assistidos do Centro Pop participam de almoço especial
1412 14h26Saúde Mental promove oficina sobre Redução de Danos para qualificar profissionais
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores





















