Notícia no detalhe
Da TV para a Bienal de Campos, as raízes nordestinas de Bráulio Bessa
Por: Leonardo Barros -
Foto: Silvana Rust - 23/11/2018 - 22:45:07
A poesia conhecida em Alto Santo, pequena cidade no interior do Ceará, ganhou o Brasil, mas não perdeu as raízes nordestinas. Nesta sexta-feira (23), Bráulio Bessa levou sua popularidade para a 10ª Bienal do Livro de Campos, na Concha Acústica do Instituto Federal Fluminense (IFF). O integrante do "Encontro com Fátima", da TV Globo, subiu ao palco com os campistas do Forró Didoido e depois atendeu os fãs no Auditório Cristina Bastos. Confira a programação da maior feira literária do Norte Fluminense (AQUI).
- Estou muito feliz em poder falar de literatura, poesia popular nordestina. Por muito tempo existiu o mito que a literatura de cordel estava ultrapassada, que era feita por gente do "mato". Mas, de repente, alcançamos uma repercussão nacional com os poetas se adaptando às novas mídias, novas tecnologias para chegar até aqui - disse Bráulio.
Na Concha Acústica, o poeta contou como saiu da sua cidade natal, que tem pouco mais de 16 mil habitantes, para ser um dos principais personagens do "Encontro com Fátima". Em 2018, ele lançou o livro "Poesia que Liberta".
- A poesia liberta, transforma, cura. Percebi esse poder com 12, 13 anos, quando comecei a ter contato com a poesia. Vi que com essas palavras conseguia abordar assuntos complexos. Por isso, é muito importante participar de eventos como esse. O Brasil precisa de mais livrarias, novas bibliotecas, mais gente lendo. Somos um país que desestimula a leitura e isso tem que ser mudado - conta o poeta.
Realização da 10ª Bienal do Livro de Campos
A programação da Bienal foi elaborada por uma comissão da FCJOL e pelo Sesc. A realização da feira literária novamente no IFF, como em sua primeira edição, traz uma economia de R$ 1,3 milhão em estrutura para a Prefeitura de Campos. A Bienal tem patrocínio da concessionária Águas do Paraíba e Realiza Construtora e conta também com o apoio do Boulevard Shopping e Instituto Federal Fluminense (IFF). O patrono é Nilo Peçanha, que foi presidente do Brasil em 1909 e 1910.
Realizações na Cultura
Além das atrações nacionalmente conhecidas, a 10ª Bienal do Livro de Campos segue valorizando os artistas e autores de Campos e região. Desde o seu início, o governo do prefeito Rafael Diniz traz realizações para o setor, como a reabertura do Teatro de Bolso, que mantém uma vasta programação de espetáculos para a população.
Últimas Notícias adicionadas
1
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















