Notícia no detalhe
Sarau das Preta aplaudido de pé na 10ª Bienal do Livro
Um público atento e crítico, que lotou o auditório Cristina Bastos, aplaudiu de pé na noite desta quarta-feira (21), o espetáculo “Sarau das Pretas”, uma das grandes atrações artísticas da 10ª Bienal do Livro de Campos, realizada pela Prefeitura com o apoio de parceiros, no Instituto Federal Fluminense (IFF). Com elenco renovado, com a chegada das atrizes Michelle Pereira e Laís Lino, o coletivo Das Preta Produções esbanjou talento na performance impecável do trio de atrizes, encabeçado pela veterana Adriana Menezes, com música de Vânia Navarro no violão e Michelle Belcanto na percussão. Confira a programação completa da Bienal neste link (AQUI).
Em pouco mais de uma hora de apresentação, em que predomina a crítica ácida e por vezes irreverente na interpretação dos textos de autores diversos e autorais, o coletivo expressou no recital teatralizado, com todas as letras, a rejeição ao racismo e ao machismo, ainda tão presentes na sociedade brasileira. A encenação mostrou situações do dia a dia em que o preconceito contra a mulher negra e à própria condição feminina ainda são comuns.
— Eles continuam aí e agora podemos ver até mais facilmente. O preconceito e o machismo não diminuíram, mas a diferença é que hoje temos uma postura de não medo, de não baixar a cabeça. Infelizmente ainda temos a postura do patriarcado, da colonização do outro, mas pelo menos hoje temos mais espaço para expor nossas ideias, de nos unir coletivamente e lutar. E vamos continuar lutando — afirma Adriana.
Ainda segundo Adriana, para esta apresentação, o desafio maior foi ensaiar com Michelle e Laís em apenas 15 dias, os textos, um “apanhado” de poemas, contos e crônicas. Elas acabam de substituir duas outras atrizes e, em certos momentos, tiveram receio de não conseguir. “Mas demos aquela força, mostramos que era possível, e o resultado foi esse que todos vimos”, completou Adriana, sendo festejada por amigos no palco após a apresentação.
O público, a maior parte de jovens e estudantes, foi só elogios para o espetáculo. “Quando o espetáculo é bom, a resposta ocorre naturalmente. Foi uma ótima apresentação”, afirmou a estudante Luana Campos, de 19 anos. “Pura emoção. Fiquei arrepiado e extremamente emocionado em diversos momentos da apresentação. É muito bom saber que temos na cidade espetáculos dessa qualidade e atrizes de tanto talento”, completou o universitário Guilherme Vieira, 21.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















