Notícia no detalhe
Sarau das Preta aplaudido de pé na 10ª Bienal do Livro
Um público atento e crítico, que lotou o auditório Cristina Bastos, aplaudiu de pé na noite desta quarta-feira (21), o espetáculo “Sarau das Pretas”, uma das grandes atrações artísticas da 10ª Bienal do Livro de Campos, realizada pela Prefeitura com o apoio de parceiros, no Instituto Federal Fluminense (IFF). Com elenco renovado, com a chegada das atrizes Michelle Pereira e Laís Lino, o coletivo Das Preta Produções esbanjou talento na performance impecável do trio de atrizes, encabeçado pela veterana Adriana Menezes, com música de Vânia Navarro no violão e Michelle Belcanto na percussão. Confira a programação completa da Bienal neste link (AQUI).
Em pouco mais de uma hora de apresentação, em que predomina a crítica ácida e por vezes irreverente na interpretação dos textos de autores diversos e autorais, o coletivo expressou no recital teatralizado, com todas as letras, a rejeição ao racismo e ao machismo, ainda tão presentes na sociedade brasileira. A encenação mostrou situações do dia a dia em que o preconceito contra a mulher negra e à própria condição feminina ainda são comuns.
— Eles continuam aí e agora podemos ver até mais facilmente. O preconceito e o machismo não diminuíram, mas a diferença é que hoje temos uma postura de não medo, de não baixar a cabeça. Infelizmente ainda temos a postura do patriarcado, da colonização do outro, mas pelo menos hoje temos mais espaço para expor nossas ideias, de nos unir coletivamente e lutar. E vamos continuar lutando — afirma Adriana.
Ainda segundo Adriana, para esta apresentação, o desafio maior foi ensaiar com Michelle e Laís em apenas 15 dias, os textos, um “apanhado” de poemas, contos e crônicas. Elas acabam de substituir duas outras atrizes e, em certos momentos, tiveram receio de não conseguir. “Mas demos aquela força, mostramos que era possível, e o resultado foi esse que todos vimos”, completou Adriana, sendo festejada por amigos no palco após a apresentação.
O público, a maior parte de jovens e estudantes, foi só elogios para o espetáculo. “Quando o espetáculo é bom, a resposta ocorre naturalmente. Foi uma ótima apresentação”, afirmou a estudante Luana Campos, de 19 anos. “Pura emoção. Fiquei arrepiado e extremamente emocionado em diversos momentos da apresentação. É muito bom saber que temos na cidade espetáculos dessa qualidade e atrizes de tanto talento”, completou o universitário Guilherme Vieira, 21.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/09/2025 17:55:45 População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
- 17/09/2025 17:09:10 Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
- 17/09/2025 16:59:36 Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
- 17/09/2025 16:47:04 Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
- 17/09/2025 16:35:55 Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
População aproveita os atendimentos na comemoração de três anos do Social + Perto
1709 17h09Segundo dia do seminário de tecnologias aborda conexões e aprendizagem
1709 16h59Obras de ampliação do CEM Francisco Cordeiro Pereira serão entregues nesta quinta
1709 16h47Seminário pelo mês da Pessoa com Deficiência nesta quinta no Trianon
1709 16h35Social + Perto comemora 3 anos com edição especial na Praça do Santíssimo Salvador
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles