Dando continuidade às ações do Programa Viva a Ciência, a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação promoveu, nesta semana, mais um encontro entre representantes de secretarias municipais e professores e alunos com projetos classificados no programa. Agora foi a vez da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental (SMDA), que teve cinco demandas atendidas pelo Viva a Ciência.
Com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto e do subsecretário, Carlos Ronald Macabu, professores e alunos apresentaram seus projetos e os planos de trabalhos para ações que envolvem questões de extrema importância para o município. Entre elas, o diagnóstico socioambiental de nascentes nos distritos de Campos e também na APA de Lagoa de Cima e na APA Lagamar.
Um dos projetos pretende avaliar a utilização de espécies de restinga nos espaços públicos do Centro Histórico de Campos como fator de mitigação de calor. Em atuação conjunta, outro projeto pretende conhecer a diversidade e o comportamento de polinizadores para subsidiar o planejamento de áreas verdes no município.
— Ficamos muito bem impressionados com os projetos. Todos com uma interface muito positiva com o nosso PPA e também com o Plano Diretor do município, que se encontra em fase de discussão. Acredito que os projetos vão agregar bastante em termos de informações e perspectivas para planejar melhor as ações de nossa secretaria — ressaltou Carlos Ronald.
Segundo Leonora Tinoco, assessora-chefe da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação, que promoveu o encontro, “em breve, finalizaremos as reuniões com os responsáveis pelos projetos. Tudo vem caminhando conforme o planejado e temos certeza que os resultados serão excelentes ao fim deste primeiro ano do Viva a Ciência”.