Notícia no detalhe
Culinária é destaque na II Feira dos Povos no Alberto Sampaio
Entre os pratos oferecidos pelos representantes quilombolas na feira, destaque para o cantão, um ensopado de banana verde tradicional entre os descendentes de escravos da região do Imbé.
A culinária é um dos destaques na II Feira dos povos, que acontece neste sábado (22) no Parque Alberto Sampaio, no Centro. A realização é da Superintendência de Igualdade Racial (Supir), com o apoio de parceiros. O objetivo é ressaltar a importância dos povos que contribuíram para a formação da sociedade campista, destacando o valor de seus traços culturais e a sua integração.
- Estou aqui há 16 anos e já me sinto meio campista, mas gosto de levar às pessoas o sabor dos pratos baianos, que aprendi desde muito cedo - afirma a soteropolitana Rita Souto, que tem como sustento, o preparo dos quitutes de sua terra. Como destaque, o tradicional acarajé e também o abaré, segundo prato baiano mais pedido entre seus fregueses. "São maravilhosos. Sempre que posso, aproveito para me deliciar com um deles. Ou com os dois", confessa a técnica em administração Bruna barreto, 28.
Entre os pratos oferecidos pelos representantes quilombolas na feira, destaque para o cantão, um ensopado de banana verde tradicional entre os descendentes de escravos da região do Imbé. "Aprendi com minha mãe, que aprendeu com minha avó. É muito gostoso", afirma Elaine Ribeiro.
Na barraca de pratos argentinos, sobressaem o choripan, feito com uma espécie de pão, linguiça e molho, e o bomdiola, à base de bife suíno com molho picante. Delícias que as pessoas pedem bis, garante Rudá Sanches, filho de mãe brasileira e pai argentino. "São deliciosos. Quem visita a feira deve procurar experimentar de tudo um pouco", orienta.
Para beber, destaque para os mais de vinte drinks na barraca dos cubanos. Entre os mais pedidos, entrega o comerciante Fernando Fundora, há 12 anos no Brasil, estão o tradicional cuba libre, o Daikiri e o Mojito. "São bebidas bastante famosas em Cuba e que ganharam o mundo. Vale a pena experimentar", provoca.
- Essa é uma da proposta da feira, provocar esse encontro, essa troca de experiência, que só enriquece a nossa sociedade, oferecendo uma gama de oportunidades de vivências no contato entre as diferentes culturas - avalia a superintendente de Igualdade Racial, Lucia Talabi.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















