Notícia no detalhe
Prefeito Nelson Nahim em reunião da Ompetro sexta-feira
O Prefeito Nelson Nahim participa nesta sexta-feira (26), às 10h, em Quissamã, de reunião da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), entidade que também preside. O encontro vai reunir prefeitos de municípios produtores de petróleo e os deputados federais eleitos na região, na eleição de outubro. A reunião será no Centro Cultural Sobradinho, em Quissamã, quando estarão em pauta novas medidas de defesa da região em relação à Lei dos Royalties e apresentação do novo estatuto da organização, que cria os cargos de vice-presidente e 2º secretário.
De acordo com o superintendente de Petróleo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campos e secretário executivo da Ompetro, Marcelo Neves, praticamente, todos os prefeitos já confirmaram presença na reunião que contará, também, com a presença dos deputados federais eleitos Anthony Garotinho (PR), Paulo Feijó (PR), Adrian Mussi (PMDB) e Dr. Aluízio (PV), além do deputado Hugo Leal (PSC), que integra a comissão de estudos sobre royalties na Câmara Federal.
Marcelo Neves explica que um dos objetivos da reunião é informar aos deputados sobre a atual situação da Lei dos Royalties e saber deles o que pode ser feito. “O projeto dos deputados Íbsen Pinheiro e Pedro Simon foi para a Câmara para receber a última votação. O líder do governo na Câmara, Cândido Vacarezza, propôs que a Câmara rejeite e, com isso, o governo se compromete a enviar nova proposta que possa satisfazer a maioria”.
Caso a Câmara aprove o projeto, o governo se comprometeu a vetá-lo e manter a atual proposta. “O governo já está elaborando o novo projeto para ser apresentado em 2011 e criou, para isso, o Comitê de Articulação Federativa (Caf), no âmbito do Ministério das Relações Institucionais, do ministro Alexandre Padilha”, esclarece o secretário executivo da Ompetro.
Integram o comitê a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Petrobras, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre outras entidades, que tem a missão de definir uma nova proposta de distribuição de royalties. “Porém, esta nova proposta não é interessante para os municípios produtores. Essa nova proposta cria uma fórmula de transição onde, a cada ano, municípios e estados produtores perdem 10% daquilo que ganham e, ao final de 10 anos, deixariam de receber esses royalties”, informa.
O dinheiro será revertido para um fundo para ser distribuído segundo alguns critérios, sendo que os principais seriam: os municípios mais beneficiados seriam os municípios com maior densidade populacional e com menor PIB per capta. “Campos sairia perdendo porque o PIB per capta é alto”, finaliza Marcelo Neves.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















