Notícia no detalhe
Prefeito Nelson Nahim em reunião da Ompetro sexta-feira
O Prefeito Nelson Nahim participa nesta sexta-feira (26), às 10h, em Quissamã, de reunião da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), entidade que também preside. O encontro vai reunir prefeitos de municípios produtores de petróleo e os deputados federais eleitos na região, na eleição de outubro. A reunião será no Centro Cultural Sobradinho, em Quissamã, quando estarão em pauta novas medidas de defesa da região em relação à Lei dos Royalties e apresentação do novo estatuto da organização, que cria os cargos de vice-presidente e 2º secretário.
De acordo com o superintendente de Petróleo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campos e secretário executivo da Ompetro, Marcelo Neves, praticamente, todos os prefeitos já confirmaram presença na reunião que contará, também, com a presença dos deputados federais eleitos Anthony Garotinho (PR), Paulo Feijó (PR), Adrian Mussi (PMDB) e Dr. Aluízio (PV), além do deputado Hugo Leal (PSC), que integra a comissão de estudos sobre royalties na Câmara Federal.
Marcelo Neves explica que um dos objetivos da reunião é informar aos deputados sobre a atual situação da Lei dos Royalties e saber deles o que pode ser feito. “O projeto dos deputados Íbsen Pinheiro e Pedro Simon foi para a Câmara para receber a última votação. O líder do governo na Câmara, Cândido Vacarezza, propôs que a Câmara rejeite e, com isso, o governo se compromete a enviar nova proposta que possa satisfazer a maioria”.
Caso a Câmara aprove o projeto, o governo se comprometeu a vetá-lo e manter a atual proposta. “O governo já está elaborando o novo projeto para ser apresentado em 2011 e criou, para isso, o Comitê de Articulação Federativa (Caf), no âmbito do Ministério das Relações Institucionais, do ministro Alexandre Padilha”, esclarece o secretário executivo da Ompetro.
Integram o comitê a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Petrobras, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre outras entidades, que tem a missão de definir uma nova proposta de distribuição de royalties. “Porém, esta nova proposta não é interessante para os municípios produtores. Essa nova proposta cria uma fórmula de transição onde, a cada ano, municípios e estados produtores perdem 10% daquilo que ganham e, ao final de 10 anos, deixariam de receber esses royalties”, informa.
O dinheiro será revertido para um fundo para ser distribuído segundo alguns critérios, sendo que os principais seriam: os municípios mais beneficiados seriam os municípios com maior densidade populacional e com menor PIB per capta. “Campos sairia perdendo porque o PIB per capta é alto”, finaliza Marcelo Neves.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 18:58:08 Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
- 18/09/2025 18:04:13 Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
- 18/09/2025 17:34:08 Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
1809 18h04Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
1809 17h34Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
1809 16h40Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
3Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles