Notícia no detalhe
Prefeito Nelson Nahim em reunião da Ompetro sexta-feira
O Prefeito Nelson Nahim participa nesta sexta-feira (26), às 10h, em Quissamã, de reunião da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), entidade que também preside. O encontro vai reunir prefeitos de municípios produtores de petróleo e os deputados federais eleitos na região, na eleição de outubro. A reunião será no Centro Cultural Sobradinho, em Quissamã, quando estarão em pauta novas medidas de defesa da região em relação à Lei dos Royalties e apresentação do novo estatuto da organização, que cria os cargos de vice-presidente e 2º secretário.
De acordo com o superintendente de Petróleo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campos e secretário executivo da Ompetro, Marcelo Neves, praticamente, todos os prefeitos já confirmaram presença na reunião que contará, também, com a presença dos deputados federais eleitos Anthony Garotinho (PR), Paulo Feijó (PR), Adrian Mussi (PMDB) e Dr. Aluízio (PV), além do deputado Hugo Leal (PSC), que integra a comissão de estudos sobre royalties na Câmara Federal.
Marcelo Neves explica que um dos objetivos da reunião é informar aos deputados sobre a atual situação da Lei dos Royalties e saber deles o que pode ser feito. “O projeto dos deputados Íbsen Pinheiro e Pedro Simon foi para a Câmara para receber a última votação. O líder do governo na Câmara, Cândido Vacarezza, propôs que a Câmara rejeite e, com isso, o governo se compromete a enviar nova proposta que possa satisfazer a maioria”.
Caso a Câmara aprove o projeto, o governo se comprometeu a vetá-lo e manter a atual proposta. “O governo já está elaborando o novo projeto para ser apresentado em 2011 e criou, para isso, o Comitê de Articulação Federativa (Caf), no âmbito do Ministério das Relações Institucionais, do ministro Alexandre Padilha”, esclarece o secretário executivo da Ompetro.
Integram o comitê a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Petrobras, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre outras entidades, que tem a missão de definir uma nova proposta de distribuição de royalties. “Porém, esta nova proposta não é interessante para os municípios produtores. Essa nova proposta cria uma fórmula de transição onde, a cada ano, municípios e estados produtores perdem 10% daquilo que ganham e, ao final de 10 anos, deixariam de receber esses royalties”, informa.
O dinheiro será revertido para um fundo para ser distribuído segundo alguns critérios, sendo que os principais seriam: os municípios mais beneficiados seriam os municípios com maior densidade populacional e com menor PIB per capta. “Campos sairia perdendo porque o PIB per capta é alto”, finaliza Marcelo Neves.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/05/2025 10:17:19 Rock Goitacá 2025: Bandas definem ordem de suas apresentações
- 22/05/2025 09:21:00 Agendamento on-line para testagem de Covid-19 retorna nesta sexta-feira
- 22/05/2025 09:07:28 Profissionais do HFM recebem vacinação contra a Influenza
- 22/05/2025 08:48:05 Equipes do Meio Ambiente realizam plantio de mudas em Goitacazes
- 22/05/2025 08:19:57 Mutirão de Atualização do Cadastro Único atende famílias de Travessão
Rock Goitacá 2025: Bandas definem ordem de suas apresentações
2205 09h21Agendamento on-line para testagem de Covid-19 retorna nesta sexta-feira
2205 09h07Profissionais do HFM recebem vacinação contra a Influenza
2205 08h48Equipes do Meio Ambiente realizam plantio de mudas em Goitacazes
2205 08h19Mutirão de Atualização do Cadastro Único atende famílias de Travessão
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional