Notícia no detalhe
Zumbi lança Projeto Olhares para redescobrir história de Campos
Diferentes olhares da sociedade campista sobre a escravidão, com o lema "Redescobrindo nossa História". Este é o foco do Projeto Olhares, lançado na noite desta sexta-feira (19) no auditório da sede da Fundação Zumbi dos Palmares. O evento faz parte da programação oficial pela Semana da Consciência Negra, que termina neste sábado (20), data em que o líder negro Zumbi dos Palmares é celebrado em todo o país. Ao lançar o Programa, o escritor e pesquisador Hélvio Cordeiro falou sobre a importância do resgate de documentos antigos que dão realce especial à história da escravidão em Campos e à origem de seu povo. Hélvio anunciou que, brevemente, estudantes, educadores, pesquisadores e a população em geral vão ter acesso a um importante documentário na Fundação Zumbi dos Palmares.
Palestra didática do professor Naite Junior sobre a saga dos negros da região do antigo Congo, escravizados pelos portugueses na terra dos índios Goitacazes; apresentação de Maculelê, com instrumentos, vestuário, cantos e lamentos dos escravos e outras expressões culturais apresentadas por adolescentes e jovens de diversas comunidades, sob o comando do professor de Capoeiral Algodão, marcaram a noite de sexta-feira na Fundação Zumbi, num ambiente de reflexão sobre a consciência negra e a valorização das raças. A Semana da Consciência Negra termina neste sábado (20) com manifestação cultural no Pelourinho, principal símbolo da escravidão do município, localizado no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro.
Crianças, jovens e adultos afrodescentes e não afrodescentes, de diversas camadas sociais, estiveram presentes e ficaram atentos à palestra do professor Naite. Ele ressaltou a importância do papel da Fundação Zumbi dos Palmares na implementação de políticas e ações práticas de valorização do negro, através da conscientização e das oportunidades oferecidas aos afrodescendentes e de outras raças, em igualdade de condições, para o desenvolvimento social. O professor falou sobre a origem dos escravos, seus conflitos, o relacionamento com os índios Goitacazes e Guarulhos, as consequências sociais a partir da Lei Áurea (13 de maio de 1888) e fez esclarecimentos sobre raça e etnia, com foco no povo Banto, que povoou e explorou as terras que deu origem ao município de Campos dos Goytacazes, produzindo riquezas para os portugueses e outros países da Europa, através da produção do açúcar, hiper valorizado no tempo do Brasil colonial.
As atividades dos ancestrais negros, o movimento abolicionista que tinha apoio dos republicanos, o perfil da desigualdade histórica das raças, quando os negros desbravavam as riquezas em Campos e na Bahia e, também, as revoltas, foram abordados na palestra. "Que neste 20 de novembro, possamos refletir - sem rancor - no sacrifício e luta dos nossos antepassados, sem casa, sem nome, sem direito à educação, ao lazer, mas que tiveram preocupações com os descendentes - que somos nós da geração de hoje - e com os descendentes próximos", declarou o professor Naite Junior, que teceu detalhes sobre a aglomeração de negros entre íindios Goitacazes e Guarulhos, dando origem a uma importante etnia na margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, até hoje bairro mais populoso e de maioria negra em Campos.
Veja aqui a programação deste sábado (20) pelo Dia da Consciência Negra:
20/11/2010 - Sábado
9h - Roda de Capoeira
11h: Roda de Samba com Grupo Ébano.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa