Notícia no detalhe
Procon orienta diretrizes das empresas de cartões de créditos
A secretária Executiva de Defesa do Consumidor (Procon-Campos), Rosangela Tavares, considera relevante a Associação de Cartões de Crédito ter apresentado ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, novas diretrizes das empresas de cartões de crédito. Devido ao crescente número de reclamações de consumidores com problemas com as empresas de cartões de crédito e à grande preocupação com estas demandas, o DPDC requereu que a associação apresentasse uma auto-regulação que pudesse proteger ainda mais, o consumidor brasileiro.
Rosangela informou que a maioria das reclamações é referente à falta de informações claras ao consumidor quanto ao serviço a ser prestado. “Por isso, alerto constantemente, quanto ao pagamento mínimo da fatura, que acaba gerando sérios problemas para o consumidor, pois os juros de cartões de crédito são bastante elevados e acabam levando o consumidor a uma situação de inadimplência”.
Para a secretária, este problema será amenizado, já que na fatura deverá constar a seguinte frase: Atenção: em caso de pagamento inferior ao valor total, o consumidor deverá arcar com as taxas e encargos apontados nesta fatura, incidentes sobre a diferença entre o valor total e o valor pago. “Bom para o consumidor, que será alertado sobre o ônus por optar em pagar o valor mínimo”, informação que atualmente não existe”, ressaltou.
As operadoras também estão obrigadas, na mesma fatura, a ofertar ao consumidor, sempre que possível, linhas alternativas de crédito a custo mais baixo do que aquele da operação de cartão de crédito. “Outra medida de grande importância é referente à cobrança de anuidade, que só poderá ser feita se houver desbloqueio do cartão”, explicou Rosangela, destacando ainda, que os direitos dos consumidores já estão garantidos no Código de Defesa do Consumidor e que as novas diretrizes vêm para harmonizar a relação do consumidor com estas empresas.
Entre as novas diretrizes estão: o comprometimento a não enviar cartões de crédito sem solicitação prévia do consumidor, entregar, além do contrato, um sumário contendo as principais informações que interessam aos consumidores e fornecer, na fatura, informações claras e objetivas sobre os juros e valores remanescentes, em caso de pagamento do valor mínimo.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa