Fórum Intersetorial de Saúde Mental debate a desinstitucionalização
evento vai acontecer mensalmente até dezembro, onde serão abordados ainda temas como: Judicialização da Assistência em Saúde Mental, o Campo da Infância e os Desafios do Cuidado, entre outros.
O programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta quinta-feira (12), no auditório da prefeitura, o segundo ciclo de palestras do Fórum Intersetorial de Saúde Mental abordando o tema “Desinstitucionalização e a Rede de Proteção Social”.
Debateram o tema a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Sana Gimenes; a gerente de Proteção Especial da Alta Complexidade, Anne Caroline Cardoso; a Coordenadora de Programa de Desinstitucionalização, Carla Moreira; o Assistente Social do INSS e membro do Conselho Regional de Serviço Social, Marco Antônio Pedro e a Coordenadora dos Centros de Atenção Psicossociais (Caps), Renata Manhães.
— Este é um espaço de discussão para trazermos os obstáculos enfrentados atualmente na rede de saúde mental e procurar soluções em conjunto. Falar sobre a desinstitucionalização, neste momento, em que temos total apoio da prefeitura é de extrema importância porque nosso maior objetivo é atender ao usuário com mais amplitude e qualidade, fazendo com que eles sejam reintegrados na sociedade — concluiu Renata Manhães.
O evento vai acontecer mensalmente até dezembro, onde serão abordados ainda temas como: Judicialização da Assistência em Saúde Mental, o Campo da Infância e os Desafios do Cuidado, Atenção Básica: Matriciamento e Território, Clínica de Redução de Danos e a Rede de Atenção Psicossocial e a Saúde Mental no Município. O próximo encontro já está marcado e também vai acontecer no auditório da Prefeitura, no dia 9 de agosto.