Notícia no detalhe
Semana da Luta Antimanicomial é encerrada com atividades no Centro
Foram cinco dias de ações com o tema “A Desconstrução do Manicômio: Responsabilidade de Quem? A importância da articulação das políticas públicas na promoção do cuidado”.
Promovido pelo Programa de Saúde Mental, da Secretaria municipal de Saúde (SMS), a Semana da Luta Antimanicomial foi encerrada com um evento na Praça do Santíssimo Salvador, na sexta-feira (18). Neste ano, o evento abordou o tema “A Desconstrução do Manicômio: Responsabilidade de Quem? A importância da articulação das políticas públicas na promoção do cuidado”.
— Foi uma semana de extrema importância para nossa equipe, para a conscientização da população sobre a desinstitucionalização e para o município, que a cada dia tem avançado na luta antimanicomial. Para encerrar as atividades desta semana comemorativa, nossa equipe veio à Praça do Santíssimo Salvador promover atividades políticas e culturais para a população sobre o tema e mostrar os trabalhos que realizamos nos quatro Centros de Atenção Psicossociais (Caps) — ressaltou a coordenadora do programa, Elisa Peralva.
Elisa destaca ainda que, a Semana de Luta Antimanicomial mostrou à população a importância do respeito às diferenças e a possibilidade da integração à sociedade, das pessoas com transtornos mentais. “Foi uma semana intensa onde pudemos mostrar nossas conquistas, trabalhos e propostas”.
Durante os cinco dias de evento a equipe do programa de Saúde Mental ainda apresentou à população a Carta de Bauru que originou, há 30 anos, o movimento da luta antimanicomial e do documentário Estamira, mostrou um pouco do trabalho realizado no município em sessão na Câmara de Vereadores e sediou o I Encontro do Fórum Intersetorial de Saúde Mental, que aconteceu no auditório da Prefeitura.
Comemoração pelos 9 anos do Caps 3 – Como parte do cronograma da Semana de Luta Antimanicomial, a equipe do Caps 3, comemorou com os assistidos na quinta-feira (17), 9 anos de existência. O Centro de Atenção Psicossocial Dr. Romeu Casarsa funciona 24 horas, com leitos de acolhimento à crises, sendo um serviço muito importante no contexto municipal.
— O Caps 3 foi o primeiro serviço do Programa a ter leitos de acolhimento à crise com funcionamento 24 horas. Esses leitos são substitutivos ao formato manicomial. Temos uma média de 600 pessoas sendo atendidas regularmente no Centro e muitas conquistas a serem comemoradas com eles — disse a coordenadora, Renata Manhães.
O Caps 3 fica na Rua Baltazar Carneiro, 90, Centro, próximo ao Centro de Saúde e atende aos pacientes por meio de uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiros, técnicos em enfermagem, além da equipe de apoio com estagiários de psicologia e serviço social.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 09:34:49 VI Festa do Queijo promete movimentar Espírito Santinho, nesta semana
- 24/11/2025 08:29:46 Turismo em alta: 1ª Caminhada Ecológica do Codemca Tour encanta participantes
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
VI Festa do Queijo promete movimentar Espírito Santinho, nesta semana
2411 08h29Turismo em alta: 1ª Caminhada Ecológica do Codemca Tour encanta participantes
2311 11h52Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















