Notícia no detalhe
Semana da Luta Antimanicomial é encerrada com atividades no Centro
Foram cinco dias de ações com o tema “A Desconstrução do Manicômio: Responsabilidade de Quem? A importância da articulação das políticas públicas na promoção do cuidado”.
Promovido pelo Programa de Saúde Mental, da Secretaria municipal de Saúde (SMS), a Semana da Luta Antimanicomial foi encerrada com um evento na Praça do Santíssimo Salvador, na sexta-feira (18). Neste ano, o evento abordou o tema “A Desconstrução do Manicômio: Responsabilidade de Quem? A importância da articulação das políticas públicas na promoção do cuidado”.
— Foi uma semana de extrema importância para nossa equipe, para a conscientização da população sobre a desinstitucionalização e para o município, que a cada dia tem avançado na luta antimanicomial. Para encerrar as atividades desta semana comemorativa, nossa equipe veio à Praça do Santíssimo Salvador promover atividades políticas e culturais para a população sobre o tema e mostrar os trabalhos que realizamos nos quatro Centros de Atenção Psicossociais (Caps) — ressaltou a coordenadora do programa, Elisa Peralva.
Elisa destaca ainda que, a Semana de Luta Antimanicomial mostrou à população a importância do respeito às diferenças e a possibilidade da integração à sociedade, das pessoas com transtornos mentais. “Foi uma semana intensa onde pudemos mostrar nossas conquistas, trabalhos e propostas”.
Durante os cinco dias de evento a equipe do programa de Saúde Mental ainda apresentou à população a Carta de Bauru que originou, há 30 anos, o movimento da luta antimanicomial e do documentário Estamira, mostrou um pouco do trabalho realizado no município em sessão na Câmara de Vereadores e sediou o I Encontro do Fórum Intersetorial de Saúde Mental, que aconteceu no auditório da Prefeitura.
Comemoração pelos 9 anos do Caps 3 – Como parte do cronograma da Semana de Luta Antimanicomial, a equipe do Caps 3, comemorou com os assistidos na quinta-feira (17), 9 anos de existência. O Centro de Atenção Psicossocial Dr. Romeu Casarsa funciona 24 horas, com leitos de acolhimento à crises, sendo um serviço muito importante no contexto municipal.
— O Caps 3 foi o primeiro serviço do Programa a ter leitos de acolhimento à crise com funcionamento 24 horas. Esses leitos são substitutivos ao formato manicomial. Temos uma média de 600 pessoas sendo atendidas regularmente no Centro e muitas conquistas a serem comemoradas com eles — disse a coordenadora, Renata Manhães.
O Caps 3 fica na Rua Baltazar Carneiro, 90, Centro, próximo ao Centro de Saúde e atende aos pacientes por meio de uma equipe multidisciplinar composta por psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiros, técnicos em enfermagem, além da equipe de apoio com estagiários de psicologia e serviço social.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
- 15/05/2025 15:34:55 Prefeitura em Ação leva diversos serviços a Goitacazes em sua 17ª edição no dia 24
- 15/05/2025 15:26:10 Brilha Campos nesta quinta em Marrecas
- 15/05/2025 10:46:59 Maio Laranja: Ronda Escolar e PSE ministram palestras de conscientização em escolas
- 15/05/2025 10:16:13 Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
1505 15h34Prefeitura em Ação leva diversos serviços a Goitacazes em sua 17ª edição no dia 24
1505 15h26Brilha Campos nesta quinta em Marrecas
1505 10h46Maio Laranja: Ronda Escolar e PSE ministram palestras de conscientização em escolas
1505 10h16Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional