A Prefeitura comemorou, nesta quinta-feira (15), o Dia do Assistente Social, profissional que atua nos equipamentos de assistência à população, principalmente, no atendimento às pessoas e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. A comemoração aconteceu no auditório da ONG Orquestrando a Vida e contou com homenagens, café da manhã e apresentação musical dos alunos da instituição. O evento contou com a presença da primeira-dama Tassiana Oliveira, do secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, do secretário municipal de Governo, Rui Crispim, a diretora da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Aline Giovannini, do deputado federal Caio Vianna, além das assistentes sociais que atuam nos equipamentos da SMDHS.
Neste 15 de Maio, data que em 1962 foi regulamentada e oficializada a profissão no Brasil, o Dia do Assistente Social teve como tema o “Serviço Social na luta por justiça ambiental para a diversidade de povos e biomas”. A primeira-dama, que cursa Serviço Social, falou sobre a importância do trabalho das equipes de assistentes sociais na vida das pessoas que vivem em vulnerabilidade na cidade e na garantia de direitos.
“Foi através desse lugar que me encontro hoje, sendo primeira-dama, e acompanhando de perto o trabalho dessas equipes tão empenhadas, que eu decidi entrar no mundo da assistência social. O trabalho desse profissional é muito importante. Na parte técnica, o governo investe e acompanha todo o trabalho para que as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social tenham acesso aos seus direitos. Além da parte técnica, existe o amor pela profissão e a gente vê que profissionais têm paixão, garra e disponibilidade no dia a dia”, disse Tassiana.
Para o secretário Rodrigo Carvalho, a comemoração pelo Dia do Assistente Social é uma forma de reforçar o papel desses profissionais na gestão municipal. “Nada do que a gente fez seria realizado se não fosse o trabalho da equipe de assistentes sociais. São as profissionais que vão em lugares que ninguém vai, que entendem as maiores dificuldades das pessoas em situação de vulnerabilidade e entregam ao governo informações que permitem a atuação para o melhor atendimento e resolução de problemas. O dia 15 de Maio tem que ser celebrado, porque é um marco. Não é só uma data, mas um dia para celebrar o que já foi feito no âmbito da Política de Assistência Social do nosso município”, disse o secretário.
“Quem atua na assistência social trabalha com amor ao próximo. Só por isso, esses profissionais conseguem resistir e lutar contra todas as adversidades. Eu quero dar os parabéns a essas profissionais que atuam não só na Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, mas em todo o município. Contem com o nosso governo. Queremos estar sempre dando suporte para o que vocês precisarem”, parabenizou o secretário de Governo, Rui Crispim.
Também participaram do evento a diretora da Proteção Básica, Paloma Campos; a diretora da Proteção Social Especial, Amélia Lopes; a coordenadora de Média Complexidade, Rosângela Marvila; o diretor do Departamento de Programas e Projetos da SMDHS; além de outros profissionais.
Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social atuam cerca de 145 assistentes sociais em diversos núcleos de atendimento à população, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e, também, nos equipamentos e abrigos voltados ao atendimento especializado à população em situação de rua. Além disso, as profissionais atuam no avaliação e condução dos programas sociais, como o Cartão Goitacá, Bolsa Família, Mãe Coruja, Aluguel Social, entre outros.
Uma dessas profissionais é Marliane Rogério da Conceição, que atua na Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos. Ela contou que, além de ser um momento de celebração, a comemoração serviu para reencontrar colegas de profissão. “Para mim é um momento de muita realização. A nossa Política de Assistência Social é intersetorial, mas é interessante a gente ter esse momento de encontro, de troca, de atualização. Eu fico muito feliz em poder encontrar colegas de profissão e amigas e professoras da época de faculdade, comemorando esse dia tão especial", disse a assistente social.