Notícia no detalhe
Parceria visa fomento do artesanato produzido em Campos
Secretaria de Estado de Turismo e Codemca realizaram visita técnica à Oficina Arte Cerâmica Caminhos de Barro, que funciona na Uenf.
A subsecretária adjunta de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora do Programa Estadual de Artesanato, Nea Mariozz, esteve na Oficina Arte Cerâmica Caminhos de Barro, que funciona na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), nesta terça-feira (8). A visita faz parte da parceria firmada com a Prefeitura de Campos e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) que está cadastrando artesãos locais no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições devem ser feitas presencialmente no Museu Histórico de Campos e terminam nesta quarta-feira (9), às 16h.
A visita técnica foi acompanhada do presidente e vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Vinicius Vieira e Marcel Cardoso, respectivamente. Além do diretor de projetos da Superintendência de Igualdade Racial (Supir), Diogo Lima. A equipe foi recebida, ainda, pelo chefe de gabinete da Uenf, Raul Palacio.
O Programa coloca em prática ações que visam o empreendedorismo para os artesãos, além de identificar a técnica utilizada pelos inscritos.
— Temos em Campos artesãos de alto nível. A Codemca pretende contribuir junto com a Secretaria estadual de Turismo para que essa atividade ganhe o mundo, além de fortalecer a economia do município. Vamos fomentar e dar visibilidade maior e melhor aos nossos artesãos — disse Vinicius Vieira.
Nea Mariozz explicou para os artesãos da Oficina Caminhos de Barro, a importância do artesanato. “A peça de vocês pode levar o nome do município além das fronteiras. Com o apoio do poder público, as portas podem se abrir e este produtos estarão nas prateleiras do mundo. O artesanato está tendo visibilidade grande, aproveitem esse momento, o apoio que estamos trazendo e divulguem a arte que é feita por vocês para fomentar a economia do município onde vocês vivem”, analisa Nea.
Uma equipe do Programa foi até a Oficina que funciona na Uenf para realizar o cadastramento dos artesãos. Além de oferecer a carteira profissional, o Programa traz parcerias aos artesãos se tornando uma espécie de empreendimento. “Além da carteira, que é a identidade dos artesãos, trazemos parcerias, com o Sebrae, Agência Estadual de Fomento (AgeRio), descontos nos materiais, que com a carteira profissional, podem comprar por preço de atacado. Esse é o legado, fazer com que os artesãos se tornem empreendedores”, explicou Nea.
Para o cadastramento, é necessário levar uma foto 3x4 recente, cópias do comprovante de residência, além dos documentos de identificação padrão (RG e CPF). O artesão deverá apresentar produtos finalizados com até três técnicas diferentes e um inacabado para finalização no local. O artesão que não levar algum desses itens não poderá ser atendido. Quem se inscreveu, antes de 2015, precisa atualizar seus dados, levando a documentação necessária.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/12/2025 10:54:19 Repartições públicas municipais abertas ao público até meio-dia desta quarta
- 16/12/2025 10:03:40 Seduc promove capacitação sobre edital da Faperj para financiamento de eventos
- 16/12/2025 09:44:59 Auto de Natal nesta sexta-feira, no Clube da Terceira Idade
- 16/12/2025 09:21:52 Malha cicloviária contribui com a segurança e incentiva transporte sustentável
- 16/12/2025 09:05:14 Festa do Queijo em Espírito Santinho confirma sucesso e cria expectativa para 2026
Repartições públicas municipais abertas ao público até meio-dia desta quarta
1612 10h03Seduc promove capacitação sobre edital da Faperj para financiamento de eventos
1612 09h44Auto de Natal nesta sexta-feira, no Clube da Terceira Idade
1612 09h21Malha cicloviária contribui com a segurança e incentiva transporte sustentável
1612 09h05Festa do Queijo em Espírito Santinho confirma sucesso e cria expectativa para 2026
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores





















