Notícia no detalhe
Parceria visa fomento do artesanato produzido em Campos
Secretaria de Estado de Turismo e Codemca realizaram visita técnica à Oficina Arte Cerâmica Caminhos de Barro, que funciona na Uenf.
A subsecretária adjunta de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora do Programa Estadual de Artesanato, Nea Mariozz, esteve na Oficina Arte Cerâmica Caminhos de Barro, que funciona na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), nesta terça-feira (8). A visita faz parte da parceria firmada com a Prefeitura de Campos e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) que está cadastrando artesãos locais no Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições devem ser feitas presencialmente no Museu Histórico de Campos e terminam nesta quarta-feira (9), às 16h.
A visita técnica foi acompanhada do presidente e vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Vinicius Vieira e Marcel Cardoso, respectivamente. Além do diretor de projetos da Superintendência de Igualdade Racial (Supir), Diogo Lima. A equipe foi recebida, ainda, pelo chefe de gabinete da Uenf, Raul Palacio.
O Programa coloca em prática ações que visam o empreendedorismo para os artesãos, além de identificar a técnica utilizada pelos inscritos.
— Temos em Campos artesãos de alto nível. A Codemca pretende contribuir junto com a Secretaria estadual de Turismo para que essa atividade ganhe o mundo, além de fortalecer a economia do município. Vamos fomentar e dar visibilidade maior e melhor aos nossos artesãos — disse Vinicius Vieira.
Nea Mariozz explicou para os artesãos da Oficina Caminhos de Barro, a importância do artesanato. “A peça de vocês pode levar o nome do município além das fronteiras. Com o apoio do poder público, as portas podem se abrir e este produtos estarão nas prateleiras do mundo. O artesanato está tendo visibilidade grande, aproveitem esse momento, o apoio que estamos trazendo e divulguem a arte que é feita por vocês para fomentar a economia do município onde vocês vivem”, analisa Nea.
Uma equipe do Programa foi até a Oficina que funciona na Uenf para realizar o cadastramento dos artesãos. Além de oferecer a carteira profissional, o Programa traz parcerias aos artesãos se tornando uma espécie de empreendimento. “Além da carteira, que é a identidade dos artesãos, trazemos parcerias, com o Sebrae, Agência Estadual de Fomento (AgeRio), descontos nos materiais, que com a carteira profissional, podem comprar por preço de atacado. Esse é o legado, fazer com que os artesãos se tornem empreendedores”, explicou Nea.
Para o cadastramento, é necessário levar uma foto 3x4 recente, cópias do comprovante de residência, além dos documentos de identificação padrão (RG e CPF). O artesão deverá apresentar produtos finalizados com até três técnicas diferentes e um inacabado para finalização no local. O artesão que não levar algum desses itens não poderá ser atendido. Quem se inscreveu, antes de 2015, precisa atualizar seus dados, levando a documentação necessária.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/02/2026 18:57:35 Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
- 24/02/2026 18:32:46 Segurança e Ordem Pública atua no Santa Rosa pela 24ª edição do Prefeitura em Ação
- 24/02/2026 17:47:46 Programa Mais Ciência trabalha formação teatral para todas as idades
- 24/02/2026 17:39:26 Mais segurança: Vilas Olímpicas recebem maletas de primeiros socorros
- 24/02/2026 17:14:29 Clube da Terceira Idade realiza tarde de folia para seus frequentadores
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2402 18h32Segurança e Ordem Pública atua no Santa Rosa pela 24ª edição do Prefeitura em Ação
2402 17h47Programa Mais Ciência trabalha formação teatral para todas as idades
2402 17h39Mais segurança: Vilas Olímpicas recebem maletas de primeiros socorros
2402 17h14Clube da Terceira Idade realiza tarde de folia para seus frequentadores
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Inscrições para o concurso público da Educação prorrogadas até 3 de fevereiro
3Servidores municipais recebem pagamento de janeiro nesta sexta-feira
4Inscrições abertas para o Seminário de Volta às Aulas na Educação de Campos
5Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
6Inscrições para o concurso da Educação terminam às 16h desta terça






















