Notícia no detalhe
Facebook e congêneres ainda como novidades nacionais
Se o acesso à internet no Brasil ainda é pequeno ― a estimativa é de que sejam cerca de 30 milhões de pessoas, divididas entre as classes A e B ― imagine o acesso às redes sociais, aí incluindo facebook, twitter, blog, formspring e tantos outros. Em cima deste questionamento é que o advogado e multimídia, Cláudio Andrade, falou nesta terça-feira (09), no espaço do Café Literário, na 6ª Bienal do Livro de Campos, montada na praça São Salvador.
Com mesa mediada pelo professor Gustavo Sofiatti, Cláudio Andrade explicou que esses 30 milhões de brasileiros pagam por uma internet de qualidade, com maior velocidade, entre outros. Já as categorias C e D têm acesso através das lan houses, número considerado por ele como muito menor. “Quem usa rede social geralmente são os formadores de opinião ou aqueles que querem discutir idéias”, acrescenta.
Mas a internet, acredita Cláudio Andrade, ainda perde muito para as mídias classificadas por ele como “pesadas”, que são os grandes jornais impressos, muitos deles também online. “Alguns chegaram a parar com o impresso e agora, somente são encontrados online, como é o caso do Jornal do Brasil”, destaca.
No caso da rede social, seus responsáveis esbarram na questão do anonimato, o que, para Claúdio Andrade, tem dois aspectos: o bom e o ruim. Caso, por exemplo, acrescenta, de denúncia de crimes de morte, entre outros, o anonimato é válido como início de uma investigação mais detalhada. O anonimato é negativo, acredita, quando ofende ou denigre a imagem de alguém. “No caso do meu blog, eu tenho um moderador e com o decorrer do tempo, eu meço a sigla, telefone e vou averiguar primeiro. Caso contrário, direciono para as autoridades competentes, tipo polícia”, diz.
- A rede social veio para ficar. Hoje até algumas empresas fiscalizam esses meios, como orkut, por exemplo, para ver a responsabilidade laborativa de quem vai contratar. Uma empresa que precisa de um funcionário para chegar às 8h, caso encontre no orkut uma comunidade dele tipo, “odeio acordar cedo”, pode não preferi-lo ― finaliza Cláudio Andrade.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18