Notícia no detalhe
Visita técnica ao Mercado Municipal tem foco na criação do “Banco de Alimentos”
Em diálogo sobre a criação do “Banco de Alimentos” do município, a Câmara Técnica do Direito Humano à Alimentação Adequada, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), visitou na última sexta-feira (4) o Mercado Mu
Em diálogo sobre a criação do “Banco de Alimentos” do município, a Câmara Técnica do Direito Humano à Alimentação Adequada, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), visitou na última sexta-feira (4) o Mercado Municipal e a Feira Livre. A proposta é fortalecer a segurança alimentar de segmentos mais carentes, através da doação de alimentos que não servem mais para o comércio, mas que permanecem adequados ao consumo.
— Uma de nossas pautas é a criação do Banco de Alimentos. Nossa intenção é que os produtos que ainda são próprios para consumo não sejam destinados ao lixo. Muitas vezes, por não estar com perfeito aspecto, as frutas são descartadas, mesmo estando boas. Essa parceria com o mercado será fundamental para que o projeto aconteça — explicou o secretário executivo do Comsea, José Armando Barreto.
A proposta será levada aos comerciantes para análise, como comentou o coordenador geral do Mercado Municipal, Gregory Teixeira. “Vamos conversar com os permissionários e saber a opinião deles. Alguns já têm o hábito de fazer doação, então, acredito que a proposta será bem recebida", comentou.
O jovem comerciante, Ricardo Coutinho, de 19 anos, aprovou a iniciativa. Segundo ele, a quantidade de alimento descartado no Mercado é grande. “Na nossa banca, a gente busca não jogar fora. Nós guardamos e doamos no final do dia. Mas, vemos muito alimento indo para o lixo, realmente. Por exemplo, bananas que soltam da penca acabam sendo jogadas fora em grande quantidade”, comentou.
O esgotamento de recursos naturais leva a sociedade, atualmente, a discutir sustentabilidade. A gerente de segurança Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, Danielle Quilici, comenta que a prefeitura deve pensar o assunto. "Este é um projeto piloto de captação de recursos que possam ser revertidos para as instituições conveniadas. Precisamos entender que alimento não é lixo. Podemos fazer o aproveitamento integral dos alimentos. Não podemos jogar comida fora enquanto tanta gente passa fome"", comentou.
Também participou da reunião o responsável pela Feira da Roça, Heraldo Vieira, e os integrantes do Conselho: Sandro Cesário, representante do Instituto Palmares; a mestranda da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Lorrana Chagas; e a mestranda da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rosana Sales.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/12/2025 09:03:17 Agricultura triplica recolhimento de embalagens de agrotóxicos em ação em Santa Ana
- 15/12/2025 08:49:35 Pacientes elogiam atendimento no novo ambulatório do HGG
- 15/12/2025 08:33:52 Seduct, Turismo e Sesc levam celebração natalina ao Jardim Carioca
- 14/12/2025 14:35:26 Assistidos do Centro Pop participam de almoço especial
- 14/12/2025 14:26:12 Saúde Mental promove oficina sobre Redução de Danos para qualificar profissionais
Agricultura triplica recolhimento de embalagens de agrotóxicos em ação em Santa Ana
1512 08h49Pacientes elogiam atendimento no novo ambulatório do HGG
1512 08h33Seduct, Turismo e Sesc levam celebração natalina ao Jardim Carioca
1412 14h35Assistidos do Centro Pop participam de almoço especial
1412 14h26Saúde Mental promove oficina sobre Redução de Danos para qualificar profissionais
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores





















