Notícia no detalhe
Fundação de Esportes recebe PSE para Semana Saúde na Escola
O objetivo é mostrar a importância de consumir uma alimentação mais saudável e que pode mudar a qualidade de vida das pessoas
Conscientizar a população da importância de consumir cada vez mais uma alimentação mais natural e saudável tem sido o desafio do Programa Saúde na Escola (PSE) e das secretarias de Saúde e Educação, Cultura e Esporte (Smece). Os órgãos de saúde pública têm observado que o número de crianças obesas, hipertensas e com diabetes vem crescendo e que este aumento pode estar relacionado ao consumo exagerado de alimentos industrializados, que são ricos em sódio, carboidratos simples e gorduras, associado a uma vida sedentária.
Preocupada com estes índices, foi lançado nesta quinta-feira (03), através do PSE, a Semana Saúde na Escola, que contará com equipe composta pela educadora nutricional, Viviane Lopes; as técnicas de enfermagem Tatiana e Paula; a pedagoga, Ana Adélia e as acadêmicas de Nutrição da Universidade Estácio de Sá e UniRedentor, que visitaram a Fundação Municipal de Esporte e forneceram informações de Educação Nutricional para os pais enquanto eles aguardavam os filhos nas atividade esportivas.
A dona de casa, Eliana Pereira Martins, aprovou a iniciativa e destacou que sempre teve dificuldades para oferecer uma alimentação mais saudável para a neta Mariana Martins da Silva, 7 anos, que não gosta de carne vermelha, verduras e legumes. “Já conversamos com ela, mas ela tem dificuldades para comer uma alimentação saudável. Cozinho beterraba e inhame, por exemplo, e coloco escondido no feijão para ela ter uma comida mais saudável. Falo da importância de comer bem para ela continuar fazendo aulas de natação e estudar”, comentou a avó Eliana.
Já o pai, Edson do Espírito Santo, ressalta que oferece frutas e legumes para o filho, Heitor Souza Feliz, 7 anos, apesar de reconhecer que ele ainda come alimentos industrializados como biscoitos e refrigerantes.
A Semana Saúde na Escola é uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação e acontece em torno de temas de mobilização nacional com objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento pleno do educando.
A Secretaria de Educação firmou uma parceria com a Fundação Municipal de Esportes que irá receber os alunos identificados nas unidades de ensino com sobrepeso ou obesidade infantil. De acordo com a coordenadora do PSE, Cátia Mello, o Projeto Crescer Saudável, de Enfrentamento à Obesidade Infantil, foi implantada na Escola Municipal Professora Sebastiana Machado Silva, onde estão sendo identificadas crianças com sobrepeso e obesidade infantil, que serão encaminhados para o Centro Escola do Esporte (Cede), para fazer atividade física que possa contribuir para a perda de peso e melhoria da qualidade de vida deste aluno.
O presidente da FME, Raphael Thuin, ressaltou a importância desta parceria que “vem a somar na proposta defendida pelo prefeito Rafael Diniz, de melhorar a qualidade de vida das crianças, adolescentes e jovens do município, associando o esporte e a educação como o caminho para essa mudança”, concluiu Thuin.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
- 15/05/2025 15:34:55 Prefeitura em Ação leva diversos serviços a Goitacazes em sua 17ª edição no dia 24
- 15/05/2025 15:26:10 Brilha Campos nesta quinta em Marrecas
- 15/05/2025 10:46:59 Maio Laranja: Ronda Escolar e PSE ministram palestras de conscientização em escolas
- 15/05/2025 10:16:13 Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
1505 15h34Prefeitura em Ação leva diversos serviços a Goitacazes em sua 17ª edição no dia 24
1505 15h26Brilha Campos nesta quinta em Marrecas
1505 10h46Maio Laranja: Ronda Escolar e PSE ministram palestras de conscientização em escolas
1505 10h16Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional