Notícia no detalhe
Estudantes da rede municipal têm roda de conversa com escritor
Fernando Carraro, autor paulista de mais de 50 livros infantojuvenis, visitou a Escola Municipal Francisco de Assis. O evento faz parte das comemorações pelo Dia Nacional do Livro Infantil.
Os estudantes da Escola Municipal Francisco de Assis, no Matadouro, participaram nesta quinta-feira (19) de uma roda de conversa com o escritor infantojuvenil Fernando Carraro. O evento fez parte das comemorações pelo Dia Nacional do Livro Infantil, realizadas pela Prefeitura de Campos, através da coordenação de Língua Portuguesa da Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Na ocasião, estudantes integrantes do Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta), apresentaram quatro textos literários.
O escritor paulista está em Campos deste a última quarta-feira (18), quando participou de um evento, em comemoração do Dia do Livro na Academia Campista de Letras. Fernando ficou encantado com a receptividade dos estudantes e, especialmente, com o Gotta.
— Eles são maravilhosos. Um trabalho fantástico de divulgação da literatura e incentivo à cultura. Já trabalhei com teatro e essas crianças tem um dom natural, a impostação de voz correta e são muito expressivos. Meu sonho é vê-los na televisão — ressalta o escritor.
Na escola, Fernando falou aos estudantes sobre o prazer de escrever e criar personagens “Gosto de me comunicar diretamente com os meus leitores, é uma forma de incentivar futuros escritores. O que é preciso para escrever? Uma boa ideia na cabeça e um lápis nas mãos. Isso esses jovens têm, basta incentivo”, acredita o autor de mais de 50 livros.
A diretora da unidade, Nádia Pacheco, gostou muito da iniciativa. “A leitura é muito importante na formação do cidadão. Aqui temos a nossa biblioteca e fazemos, ao longo do ano, uma série de atividades de incentivo à literatura, como o nosso festival de poesias. Termos a visita de um escritor tão querido é um estímulo e um prestígio”, confessa Nádia.
— O livro é o grande ícone da cultura, o passaporte para a cidadania. Nesta edição de 2018 , estamos comemorando a literatura e a paz. Por meio da literatura podemos construir um mundo melhor, mais sensível e mais humanizado. A Literatura é essa possibilidade não só de formar leitores e escritores, mas de transformar uma sociedade-, frisa a coordenadora de Língua Portuguesa na Smece, Ana Raquel Pourbaix.
A programação em comemoração ao Dia do Livro Infantil continuou ao longo da tarde nas escolas, hospitais e na sede da Smece, com contação de histórias, biblioteca itinerante e trocas de livros. A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Leitura, projeto “Ler Par@ Ser”.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/10/2025 17:14:37 Fadas, cães e teatro: programação da semana da criança da FMS encanta pacientes
- 07/10/2025 17:08:30 Representantes do Siprosep recebidos na Secretaria de Educação
- 07/10/2025 16:40:47 Atleta do Esporte Vida é destaque no cenário internacional de Jiu-Jitsu
- 07/10/2025 15:46:27 Educação realiza sétima convocação de professores substitutos II e I
- 07/10/2025 15:03:22 Estratégias para Ideb e ambientes inclusivos são temas de cursos da Efem
Fadas, cães e teatro: programação da semana da criança da FMS encanta pacientes
0710 17h08Representantes do Siprosep recebidos na Secretaria de Educação
0710 16h40Atleta do Esporte Vida é destaque no cenário internacional de Jiu-Jitsu
0710 15h46Educação realiza sétima convocação de professores substitutos II e I
0710 15h03Estratégias para Ideb e ambientes inclusivos são temas de cursos da Efem
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município