Notícia no detalhe
Luís Fernando Verissimo e Zuenir Ventura neste domingo na Bienal
Os escritores e amigos, Luis Fernando Veríssimo e Zuenir Ventura estarão neste domingo (07), participando da 6ª Bienal do Livro de Campos que, este ano, faz um tributo a Rachel de Queiroz e homenageia o poeta, ensaísta e crítico de arte, Ferreira Goullar. Veríssimo e Zuenir estarão, a partir das 18h, no Espaço do Café Literário, falando sobre o tema "Crônicas do Cotidiano", com mediação do também escritor e jornalista Arthur Dapieve.
O gaúcho Luis Fernando Veríssimo e o mineiro Zuenir Ventura estão entre os grandes nomes que participam da Bienal do Livro, em Campos. Este ano, pela primeira vez, o evento está acontecendo na Praça São Salvador, no Centro, com entrada franca, e a expectativa é de que 120 mil pessoas circulem pelo espaço até o dia 14, quando termina a bienal.
Veríssimo e Zuenir estão entre os escritores mais bem-sucedidos e respeitados do Brasil, além de serem muito bem-humorados. A expectativa é que, além de boas histórias, os escritores falem de suas experiências. Ambos são cronistas de grandes jornais do país e autores de vários best-sellers. Recentemente lançaram juntos "Conversa sobre o Tempo", onde abordam os temas: amizade, família, política, paixões e morte, trocando impressões e suas próprias experiências sobre cada um dos temas.
Zuenir Ventura nasceu em Além Paraíba, Minas Gerais, no dia 1º de junho de 1931. Jornalista, escritor e diplomado em Letras Neolatinas, iniciou como arquivista na Tribuna da Imprensa, em 1956, sem a pretensão de se tornar jornalista, o que acabou acontecendo. É colunista do jornal O Globo e da revista Época. Em 1995, ganhou o Prêmio Jabuti na categoria reportagem pelo livro “Cidade Partida”. Seu livro “1968: o Ano que Não Terminou” serviu de inspiração para a minissérie Anos Rebeldes, produzida pela Rede Globo. Também é autor de “Crônicas de Um Fim de Século”, “Minha História dos Outros” e “Mal Secreto - Inveja”, além de Cidade partida (1994), Inveja: O mal secreto (2001), Chico Mendes: crime e castigo (2003), As vozes do golpe (2004), todos pela Companhia das Letras.
Luis Fernando Verissimo nasceu em 26 de setembro 1936, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Filho do grande escritor Érico Veríssimo, iniciou seus estudos no Instituto Porto Alegre, tendo passado por escolas nos Estados Unidos, onde morou, em virtude de seu pai ter ido lecionar em uma universidade da Califórnia, por dois anos. Voltou a morar nos EUA quando tinha 16 anos, tendo cursado a Roosevelt High School de Washington, onde também estudou música, sendo até hoje inseparável de seu saxofone. casado com Lúcia e pai de três filhos, o jornalista, iniciou sua carreira no jornal Zero Hora, em Porto Alegre, no final da década de 60, como copydesk, tendo trabalhado em diversas seções. Além disso, atuou como tradutor, no Rio de Janeiro e, a partir de 1969, passou a escrever matéria assinada. Em 1970 mudou-se para o jornal Folha da Manhã, mas voltou ao antigo emprego em 1975, e passou a ser publicado no Rio de Janeiro também. O sucesso de sua coluna garantiu o lançamento, naquele ano, do livro "A Grande Mulher Nua", uma coletânea de seus textos. Participou também da televisão, criando quadros para o programa "Planeta dos Homens", na Rede Globo e, mais recentemente, fornecendo material para a série "Comédias da Vida Privada", baseada em livro homônimo. Além das obras conhecidas pelo escritor, ele tem textos de ficção e crônicas publicadas em várias revistas e jornais.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 08:40:00 Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
1611 14h38Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















