Notícia no detalhe
No Dia do Livro Infantil, Rafael Diniz ressalta a importância da leitura
Apresentação de banda de fanfarra, contação de história e uma conversa com o escritor infanto-juvenil Fernando Carraro fizeram parte da programação realizada pela Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte.
Uma celebração à literatura e à paz. Assim foi comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil pelo prefeito Rafael Diniz e pela Secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) na manhã desta quarta-feira (18), na Academia Campista de Letras. O local ficou repleto de estudantes, que puderam assistir à apresentação do grupo oficina de texto da rede municipal, Gotta, da banda de fanfarra da escola municipal Santa Teresinha e participar de uma conversa com escritor infantojuvenil Fernando Carraro.
— Neste dia não tem como não me lembrar do meu pai, que sempre me incentivou muito a ler. Quando criança, muitas vezes torcemos o nariz para o livro, mas através da leitura podemos viajar, aprender e nos tornamos pessoas melhores, mais conscientes. Por isso iniciativas como essa são tão importantes, pois fomentar à literatura para as nossas crianças faz parte do processo de transformação da sociedade que queremos — enfatiza Rafael Diniz.
Para uma plateia formada majoritariamente por crianças, o secretário de Educação, Brand Arenari, também frisou a importância da leitura. “O livro é como um amuleto mágico nas nossas vidas, pois nos torna mais fortes. Cada novo livro, é um novo poder que nos é dado. Que os livros sejam sempre nossos companheiros, amigos, armas e escudo”, ressalta Brand.
Durante todo o primeiro bimestre letivo deste ano, os estudantes do primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal participaram do projeto “Literatura e a Paz”, da coordenação de Língua Portuguesa da Smece. Dentro dele, foi trabalhado o mais recente livro de Fernando Carraro :“Respeito sim! Violência não”, que foi apresentado pelo Gotta.
Fernando Carraro destacou para os estudantes que o combate à violência se faz no dia a dia, evitando as pequenas ações nocivas contra colegas, familiares, meio ambiente e à própria saúde. “Se não fizermos aos outros o que não gostaríamos que fizessem conosco a violência seria combatida”, resume.
Para o escritor, que já visitou mais de 500 escolas, comunicar diretamente com os seus leitores é uma forma de incentivar futuros escritores. “Eu desenvolvo uma história a partir de um tema que acredito ser importante para o desenvolvimento deles. O que é preciso para escrever? Uma boa ideia na cabeça e um lápis nas mãos. Isso esses jovens têm, basta incentivo”, acredita Fernando.
Programação - A programação em comemoração ao Dia do Livro Infantil continuou ao longo da tarde nas escolas, hospitais e na sede da Smece, com contação de histórias, biblioteca itinerante e trocas de livros. A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Leitura, projeto “Ler Par@ Ser”.
Nesta quinta-feira (19) o “Vai e Vem” literário, uma troca de livros, continua na sede da Smece. Para participar, basta levar um livro de literatura em bom estado de conservação para trocar por outro.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/05/2025 14:44:57 Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
- 13/05/2025 14:40:24 Campos Challenge Festival de Basquete neste fim de semana no Ginásio da FME
- 13/05/2025 13:28:42 Campos ganha mais um reforço na política de apoio à mulher
- 13/05/2025 13:21:21 Prefeito Wladimir recebe o primeiro taxista beneficiado com o FundeTáxi
- 13/05/2025 09:07:14 Reunião alinha os últimos detalhes para a Liga Universitária Campista de 2025
Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
1305 14h40Campos Challenge Festival de Basquete neste fim de semana no Ginásio da FME
1305 13h28Campos ganha mais um reforço na política de apoio à mulher
1305 13h21Prefeito Wladimir recebe o primeiro taxista beneficiado com o FundeTáxi
1305 09h07Reunião alinha os últimos detalhes para a Liga Universitária Campista de 2025
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado