Notícia no detalhe
Em parceria, Agricultura inicia nova intervenção no Canal Cambaíba
Nildo Cardoso, acompanhado do presidente do Programa “Limpa Rio”, Luiz Antônio Corrêa, percorreu vários canais na Baixada campista, fazendo uma avaliação dos trabalhos realizados.
Em parceria com o programa “Limpa Rio”, do governo do estado, a Superintendência municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP) iniciou nesta terça-feira (10), nova intervenção no Canal Cambaíba, que sai do Rio Paraíba do Sul em direção à Baixada Campista. O canal, que no ano passado foi dragado em um trecho de 7 quilômetros, desta vez apresentou problemas em uma extensão, de 10 quilômetros, devido ao excesso de chuva, que provocou seu transbordamento e alagou propriedades rurais em localidades como Espinho, Baltazar e Saquarema Grande, dentre outras.
— Antes era a seca e agora os alagamentos, mas esse é o regime das águas, a força da natureza, que temos que respeitar. E novamente estamos prontos para a intervenção, em nova parceria com o “Limpa Rio”. Mas vale ressaltar que por mais de dez anos, os canais da Baixada ficaram sem qualquer tipo de manutenção, que foi retomada somente no início do ano passado, quando buscamos a parceria com o governo do estado — explica o superintendente Nildo Cardoso.
Nesta segunda (9), acompanhado do presidente do “Limpa Rio”, Luiz Antônio Corrêa, Nildo Cardoso percorreu vários canais na Baixada, fazendo uma avaliação dos trabalhos já realizados e estudando as novas intervenções a serem feitas. “Estamos recomeçando pelo Cambaíba porque é o que corta as áreas com propriedades em situação mais crítica. Com duas máquinas, uma da prefeitura e outra do Limpa Rio, estamos começando a partir da confluência do Cambaíba com o Canal São Bento, onde a vegetação impede o escoamento da água acumulada. Em dois meses esperamos limpar os 10 quilômetros”, explicou o superintendente.
Ainda segundo Nildo, em muitos trechos do canal a intervenção não podia ser feita há alguns dias, porque o alagamento impedia a entrada das máquinas, como ainda ocorre em algumas partes. “E em muitas das áreas alagadas havia lagoas que acabaram drenadas, como a do Curumim, a dos Paus e a Saquarema. Com as chuvas, essas áreas voltaram a acumular água, como já era de se esperar”, completou o superintendente, lembrando que também a Lagoa Feia perdeu muito do espelho d’água com aterros irregulares nas últimas décadas.
A dragagem dos canais, ainda segundo Nildo, tem sido uma das prioridades desde o primeiro dia de governo, mas a demanda é enorme. “Toda a malha soma cerca de 1.500 quilômetros de extensão. Além do trabalho já feito no Cambaíba, que estamos retomando, realizamos intervenções em 10 dos 40 quilômetros do Coqueiros, no São Bento e no da Onça. E estamos desde outubro no Canal do Caxexo, onde já limpamos cerca de 10 quilômetros e faltam apenas dois para completar. E também no Canal Rio Novo, onde começamos a dragagem em dezembro”, completou o superintendente.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
- 11/10/2025 11:46:15 Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
- 11/10/2025 08:32:37 Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
- 11/10/2025 08:23:22 Limpeza Pública prepara Jardim São Benedito para evento do Dia das Crianças
Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
1110 11h46Museu Histórico de Campos recebe apresentação do espetáculo “Rua das Cabeças”
1110 08h32Hemocentro convoca doadores de sangue com fator RH negativo
1110 08h23Limpeza Pública prepara Jardim São Benedito para evento do Dia das Crianças
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município