Notícia no detalhe
Em parceria, Agricultura inicia nova intervenção no Canal Cambaíba
Nildo Cardoso, acompanhado do presidente do Programa “Limpa Rio”, Luiz Antônio Corrêa, percorreu vários canais na Baixada campista, fazendo uma avaliação dos trabalhos realizados.
Em parceria com o programa “Limpa Rio”, do governo do estado, a Superintendência municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP) iniciou nesta terça-feira (10), nova intervenção no Canal Cambaíba, que sai do Rio Paraíba do Sul em direção à Baixada Campista. O canal, que no ano passado foi dragado em um trecho de 7 quilômetros, desta vez apresentou problemas em uma extensão, de 10 quilômetros, devido ao excesso de chuva, que provocou seu transbordamento e alagou propriedades rurais em localidades como Espinho, Baltazar e Saquarema Grande, dentre outras.
— Antes era a seca e agora os alagamentos, mas esse é o regime das águas, a força da natureza, que temos que respeitar. E novamente estamos prontos para a intervenção, em nova parceria com o “Limpa Rio”. Mas vale ressaltar que por mais de dez anos, os canais da Baixada ficaram sem qualquer tipo de manutenção, que foi retomada somente no início do ano passado, quando buscamos a parceria com o governo do estado — explica o superintendente Nildo Cardoso.
Nesta segunda (9), acompanhado do presidente do “Limpa Rio”, Luiz Antônio Corrêa, Nildo Cardoso percorreu vários canais na Baixada, fazendo uma avaliação dos trabalhos já realizados e estudando as novas intervenções a serem feitas. “Estamos recomeçando pelo Cambaíba porque é o que corta as áreas com propriedades em situação mais crítica. Com duas máquinas, uma da prefeitura e outra do Limpa Rio, estamos começando a partir da confluência do Cambaíba com o Canal São Bento, onde a vegetação impede o escoamento da água acumulada. Em dois meses esperamos limpar os 10 quilômetros”, explicou o superintendente.
Ainda segundo Nildo, em muitos trechos do canal a intervenção não podia ser feita há alguns dias, porque o alagamento impedia a entrada das máquinas, como ainda ocorre em algumas partes. “E em muitas das áreas alagadas havia lagoas que acabaram drenadas, como a do Curumim, a dos Paus e a Saquarema. Com as chuvas, essas áreas voltaram a acumular água, como já era de se esperar”, completou o superintendente, lembrando que também a Lagoa Feia perdeu muito do espelho d’água com aterros irregulares nas últimas décadas.
A dragagem dos canais, ainda segundo Nildo, tem sido uma das prioridades desde o primeiro dia de governo, mas a demanda é enorme. “Toda a malha soma cerca de 1.500 quilômetros de extensão. Além do trabalho já feito no Cambaíba, que estamos retomando, realizamos intervenções em 10 dos 40 quilômetros do Coqueiros, no São Bento e no da Onça. E estamos desde outubro no Canal do Caxexo, onde já limpamos cerca de 10 quilômetros e faltam apenas dois para completar. E também no Canal Rio Novo, onde começamos a dragagem em dezembro”, completou o superintendente.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/12/2025 09:03:17 Agricultura triplica recolhimento de embalagens de agrotóxicos em ação em Santa Ana
- 15/12/2025 08:49:35 Pacientes elogiam atendimento no novo ambulatório do HGG
- 15/12/2025 08:33:52 Seduct, Turismo e Sesc levam celebração natalina ao Jardim Carioca
- 14/12/2025 14:35:26 Assistidos do Centro Pop participam de almoço especial
- 14/12/2025 14:26:12 Saúde Mental promove oficina sobre Redução de Danos para qualificar profissionais
Agricultura triplica recolhimento de embalagens de agrotóxicos em ação em Santa Ana
1512 08h49Pacientes elogiam atendimento no novo ambulatório do HGG
1512 08h33Seduct, Turismo e Sesc levam celebração natalina ao Jardim Carioca
1412 14h35Assistidos do Centro Pop participam de almoço especial
1412 14h26Saúde Mental promove oficina sobre Redução de Danos para qualificar profissionais
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores





















