Notícia no detalhe
Cidade da Criança com atividades em homenagem ao Dia Mundial do Autismo
Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos (AMA) preparou uma programação especial para o público incluindo contação de história, pintura facial e soltura de balões
Como parte das ações do dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Campos (AMA-Campos) preparou uma programação especial na Cidade da Criança Zilda Arns, na manhã deste domingo (8). O evento teve apoio da prefeitura, por meio da Superintendência de Entretenimento e Lazer e Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca).
Teve contação de história, pintura facial, passeio de carrociclo, chafariz e, para encerrar as atividades, soltura de balões. Os alunos do Paraesporte da Fundação Municipal do Esporte (FME) também marcaram presença. Eles apresentaram um espetáculo de dança que encantou a todos.
Josimara é mãe do Rafael, de dez anos. Ela conta que, aos dois anos, percebeu que o filho estava apresentando atraso no desenvolvimento comum a uma criança da mesma idade. “Ele não falava, não nos olhava e mordia a mão. A principio, pensei que ele fosse deficiente auditivo. Após vários exames e muitas consultas, chegou-se ao diagnóstico de espectro autismo. Claro que é difícil aceitar e entender por quê, mas depois de procurar entender sobre o assunto, aprendi a lidar com meu filho que é tudo na minha vida”.
Para Davidson Pandino, a maior preocupação é quanto ao futuro do filho. Jonas tem nove anos e foi diagnosticado aos quatro com autismo clássico, segundo o pai, a forma mais severa desse transtorno. “O autismo do Jonas tem dois lados: ameniza e agrava. Daqui a dois anos, ele estará entrando na puberdade e já penso, junto com minha esposa, como será essa fase que já não é fácil para uma criança que não sofre desse transtorno”.
Davidson lembrou ainda do preconceito. “Depois do diagnóstico, muitos pessoas da família se afastaram de nós. Ainda há muita falta de informação clara e correta. Como pai de um autista, eu sofro muito em ver que meu filho sofre de discriminação”.
Para a presidente da AMA-Campos, Marcela Peixoto, a criança com autismo não deve ser excluída da sociedade. “A inclusão é direito de todos. A maioria dos autistas tem limitações. Alguns conseguem interagir melhor, outros não. O fato é que eles não devem ser excluídos de nada. Esse evento na Cidade da Criança não foi destinado exclusivamente aos espectros autistas. Os portões estavam abertos e todas as crianças vieram dividir esse momento. Isso que é importante”, afirma Marcela.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/11/2025 13:23:59 Retomada de voos para Campos é discutida no Ministério dos Portos e Aeroportos
- 26/11/2025 13:14:53 Casa de Cultura José Cândido de Carvalho realizará Sarau Cultural
- 26/11/2025 12:47:21 Defesa Civil avança em parceria com o Comitê de Bacia para o monitoramento e ações
- 26/11/2025 10:42:54 Produtores rurais têm acesso a qualificação com novas ações do CapacitAgro
- 26/11/2025 10:22:53 E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
Retomada de voos para Campos é discutida no Ministério dos Portos e Aeroportos
2611 13h14Casa de Cultura José Cândido de Carvalho realizará Sarau Cultural
2611 12h47Defesa Civil avança em parceria com o Comitê de Bacia para o monitoramento e ações
2611 10h42Produtores rurais têm acesso a qualificação com novas ações do CapacitAgro
2611 10h22E.M. Pequeno Jornaleiro realiza exposição fotográfica de alunos
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















