Notícia no detalhe
Livro sobre jongo é lançado com apoio da FCJOL
“O Som do Tambor”. Este é o título do livro de Geneci Maria da Penha, conhecida por “Noinha Jongueira”. O livro fala das memórias de Noinha, desde o tempo em que ela era garota e os jongueiros que ela conheceu. No livro, Noinha, que também é compositora, reproduz alguns jongos de sua autoria. O lançamento do livro, com o apoio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, aconteceu dia 29, no Museu Olavo Cardoso.
A historiadora Sylvia Paes, que é responsável pelo Museu Olavo Cardoso, ressalta a importância do livro. “Este livro é importante porque trata de uma parte da memória de Campos e inclusive, mapeia essa região de jongueiras e jongueiros do município.
A escritora comenta sobre o mapeamento feito no livro: “Eu procurei relacionar os jongueiros que nós tínhamos na cidade, como a Antônia Maria (Custodópolis), Augusta (Baleeira), Badinho e Maria Anita”. Sobre a transferência da cultura para os descendentes, Noinha diz que faz um trabalho na família. “Já estou inserindo meus netos de 8, 6, 4 e 2 anos nas rodas de jongo”.
Segundo Noinha, as letras dos jongos tradicionais se preocupavam muito com a rima. No seu caso, ela procura escrever letras que conscientizem. “Não gosto de dançar só por dançar. Gosto de dançar, cantar e conscientizar”, finaliza Noinha.
Noinha Jongueira - Geneci Maria da Penha tem 66 anos e mora no Parque Guarus. Filha da jongueira Maria Antônia, tem suas raízes jongueiras em seu avô, Castorino; sua tia avó, Alexandrina, e seu tio avô, Álvaro Joviano. Noinha costuma dizer que “nasceu em roda de jongo, portanto é jongueira de nascença”. Freqüentou terreiros de jongo ainda na barriga de sua mãe. Aos 5 anos já corria saco nos terreiros do Caju e de Santa Cruz.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/06/2026 16:17:45 I Mostra de Curtas-Metragens Campistas acontecerá nesta segunda no Teatro de Bolso
- 20/06/2026 16:07:28 Mesmo com conscientização contínua, infrações de trânsito ainda são flagradas
- 20/06/2026 11:29:52 CCZ reforça campanha de adoção e convida população a dar um novo lar a cães e gatos
- 20/06/2026 11:22:17 Pesquisadora argentina visita Defesa Civil de Campos após seminário internacional
- 20/06/2026 09:12:55 Mutirão de prevenção ao câncer de pele na Terceira Idade recebe selo da ONU
I Mostra de Curtas-Metragens Campistas acontecerá nesta segunda no Teatro de Bolso
2006 16h07Mesmo com conscientização contínua, infrações de trânsito ainda são flagradas
2006 11h29CCZ reforça campanha de adoção e convida população a dar um novo lar a cães e gatos
2006 11h22Pesquisadora argentina visita Defesa Civil de Campos após seminário internacional
2006 09h12Mutirão de prevenção ao câncer de pele na Terceira Idade recebe selo da ONU
Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
2Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
3Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
4Artesãos de Campos são destaque em programa de TV nacional
5Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária
6Prefeito Frederico lança Centro + Seguro e reúne entidades de classe




















