Notícia no detalhe
Rosinha em rádios e Tvs chama população para ato pró-royalties
Divulgar a mobilização que será realizada na próxima quinta-feira (4), às 16h, na Praça São Salvador, em Campos, dentro da campanha “Royalties para quem produz” e convocar a população para participar da manifestação. Este foi o objetivo da prefeita e presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), Rosinha Garotinho, ao percorrer várias emissoras de rádio e TV na manhã desta sexta-feira (25).
Na quinta-feira (24), durante reunião com prefeitos da região, vereadores, secretários e sociedade civil organizada, todos decidiram paralisar as atividades neste dia para chamar a atenção de toda sociedade, da justiça e das autoridades para os impactos socioeconômicos que a aprovação da emenda do deputado Íbsen Pinheiro vai trazer para 90 dos 92 municípios do Rio de Janeiro. A emenda prevê a redistribuição dos royalties para mais de cinco mil municípios da federação. Enquanto isso, municípios fluminenses perderiam, em média, de 70% a 90% do orçamento.
Durante as entrevistas, a prefeita convocou toda população a participar do movimento na próxima semana. “ Gostaria de convocar todos para participar na próxima quinta-feira, dia quatro, deste grande movimento em defesa dos royalties. Não existe bandeira partidária. A bandeira é Campos e espero todo mundo lá. Hoje (25), já recebemos o apoio de empresários de ônibus”, disse a prefeita, que esteve nas rádios e TV Litoral; Rádio Diário e 97 FM; Difusora e as emissoras Inter TV Planície e Record, dentro do programa Balanço Geral.
A prefeita explicou, ainda, que a situação é muito grave porque, se a emenda passar no Congresso, os municípios produtores sofrerão uma grande injustiça e se transforarão em uma “Serra Pelada”. “Mas, não é só o poder público que perde. A cidade, em geral, também perde porque estes recursos vão deixar de circular. Projetos estruturantes, como a construção de casas populares; o Bairro Legal, que está em sete comunidades; a passagem social e muitos outros projetos vão acabar. Só vamos ter recursos para a folha de pagamento”, disse a prefeita.
Ela lembrou que tudo que era possível fazer já foi feito e alertou que o caminho, agora, não é favorável para a região. “Na Câmara dos Deputados, nós vamos perder porque não temos maioria e, no Senado, também”, destaca a prefeita, lembrando que, durante a reunião de quinta-feira, o representante da Firjan/Macaé, Francisco Navega, sugeriu fechar a BR-101. Na reunião, todos ficaram temerosos em relação a um eventual veto do presidente Lula, depois que a emenda for aprovada no Congresso, o que também poderá ser derrubado posteriormente.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 14:37:19 Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
- 12/10/2025 12:49:00 Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Social + Perto de volta ao distrito de Dores de Macabu nesta terça-feira
1210 12h49Dia das Crianças no Jardim São Benedito com a edição do "Vem pro Jardim"
1210 10h52Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município