Sala das crianças cardiopatas do HGG ganha cores
Ação é do grafiteiro Andinho Ide e das mães da Ong Pequenos Corações. Setor atende pacientes entre 0 e 18 anos e tem, atualmente, 300 cadastrados.
O branco de um consultório médico comum ganhou cores e vida, levando mais alegria a crianças e jovens pacientes do setor de cardiopatia do Hospital Geral de Guarus (HGG). O motivo são grafites feitos na sala e corredor do espaço. Os desenhos são assinados pelo grafiteiro Andinho Ide e foram produzidos em apenas um dia.
— Tenho uma ligação muito forte com o local porque neste ano perdi meu bebê que nasceu com várias cardiopatias e infelizmente não resistiu. Fomos muito ajudados pelas mães da Ong Pequenos Corações, da qual minha esposa continua fazendo parte e que me convidou a fazer este trabalho que fiquei muito feliz em realizar. Meu objetivo foi trazer mais alegria e leveza a este espaço, onde as crianças com problemas no coração são atendidas — ressaltou o artista.
O desenho de duas crianças unidas por um coração simboliza todo o trabalho realizado com carinho pela equipe de cardiologistas do setor. A médica cardiologista Erica Porto explica que o trabalho foi feito quando o setor estava fechado para o atendimento.
— Crianças gostam de cor, de alegria. Queríamos proporcionar mais leveza aos nossos pequenos pacientes que, por muitas vezes, chegam ao consultório com problemas graves. Então nos unimos às mães da Ong Pequenos Corações para transformar este espaço e eles estão adorando. Agradecemos ao Andinho Ide pela sensibilidade e as mães por terem conseguido o material para que o trabalho pudesse ser realizado — disse.
A pequena Camila Nascimento, 4 anos, nasceu com comunicação intraventricular, já fez uma cirurgia e tem arritmia cardíaca. Ela é paciente do setor de cardiopatia desde que nasceu e quando entrou no consultório já grafitado não queria ir embora.
— Quando ela entrou e viu aquele desenho na parede ficou encantada. Na hora de ir embora chorou para não sair da sala e disse que quer sempre ficar perto do desenho. O consultório ficou lindo demais e as crianças mereciam um espaço mais colorido e com a cara delas — ressaltou a mãe Débora Nascimento.
O setor de cardiopatia do HGG atende a pacientes de 0 a 18 anos por meio de agendamentos. Atualmente estão cadastrados cerca de 300 pacientes, que são atendidos por duas cardiologistas e realizam exames específicos na própria unidade.