Notícia no detalhe
Pacientes do programa antitabagismo recebem certificados
O programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria municipal de Saúde existe há 11 anos e já atendeu a 4.071 mil de pessoas.
O programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria municipal de Saúde promoveu, nesta quarta-feira (6), a formatura de 15 pacientes dos grupos noturnos que concluíram os quatro meses de tratamento. Somente este ano, 390 pessoas fizeram o tratamento, e desses pacientes, cerca de 60% deixaram de fumar.
Animado por receber seu diploma, Francisco do Espírito Santo, de 43 anos, conta que começou a fumar aos 19 anos, e que, após inúmeras tentativas, encontrou na equipe interdisciplinar do programa o apoio e a atenção necessária para deixar o vício do cigarro. “Só consegue parar de fumar quem realmente está decidido a mudar de vida e não é fácil, mas com o apoio da equipe do programa tudo isso foi possível. Estou muito feliz”, pontuou Francisco.
Após 25 anos de tabagismo, Lenilde Lucio Alves Quaresma, de 43 anos, contou que está há três meses sem o cigarro e que está firme de sua decisão. “Estou me sentindo maravilhosamente bem. Receber este certificado tem um significado grande para mim, são três meses sem tabaco, depois de muitas tentativas de mudar de hábito, um milagre de Natal. Essa equipe nos abraça e realiza um serviço muito importante aqui, muitas pessoas estão mudando suas vidas, penso que esse programa deveria existir para sempre”, explica, destacando que seu único arrependimento é não ter parado antes.
O programa existe há 11 anos e já atendeu a 4.071 mil pacientes. Das cidades do interior do estado, Campos é que tem desenvolvido melhores resultados no programa. De acordo com o coordenador, Dr. Judson Vieira Melo, além da entrega dos certificados de conclusão aos pacientes o evento foi encerrado com um lanche comemorativo.
— É sempre um momento especial para todos os pacientes que conseguiram parar de fumar e concluíram o tratamento com êxito. Teremos outra formatura no próximo dia 13, às 10h também na nossa sala — explicou o médico.
Para dar continuidade ao programa foram iniciados na última semana outros cinco grupos num total de 90 pacientes que já começaram o tratamento, que dura em torno de três meses.
Os pacientes inseridos no programa municipal de Combate ao Tabagismo passam por acompanhamento com psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais e médicos. O atendimento ao público é realizado no Centro de Saúde, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 17:48:59 Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
- 24/11/2025 16:34:06 “FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
- 24/11/2025 16:03:37 Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
- 24/11/2025 15:20:51 Projeto de escola municipal disputa etapa regional do II Prêmio Magda Soares
- 24/11/2025 14:40:16 Aberto período de pré-matrícula para novos alunos na rede municipal de ensino
Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
2411 16h34“FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
2411 16h03Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
2411 15h20Projeto de escola municipal disputa etapa regional do II Prêmio Magda Soares
2411 14h40Aberto período de pré-matrícula para novos alunos na rede municipal de ensino
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















