Notícia no detalhe
Caravana: Cooperativa de Mulheres da Pesca é formalizada
Trabalhadoras receberam a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio).
A criação da Cooperativa de Mulheres Trabalhadoras da Pesca de Farol de São Thomé, com a posse da diretoria, foi formalizada na tarde desta quinta-feira (30), durante visita da “Caravana Campos para Além dos Royalties”, que realizou o quarto dia de ações pelo interior do município. A reunião foi no stand da Biblioteca Municipal, onde 15 das mais de 120 trabalhadoras do setor no balneário receberam a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio).
— A DAP e a condição de cooperativadas vão dar a essas mulheres uma série de direitos que elas não tinham por muitos anos trabalhando na informalidade. Dentre eles, direitos previdenciários, como Licença Maternidade e Aposentadoria, além da obtenção de créditos. Daí a importância de todas essas profissionais estarem se filiando à cooperativa e também dando entrada na documentação para obterem a DAP — explicou o superintendente municipal de Planejamento, Marcel Cardoso.
A formalização das trabalhadoras da pesca, antes chamadas de “marisqueiras”, é uma das medidas incluídas no Planejamento Estratégico da Superintendência Municipal de Pesca e Aquicultura, dentro do Plano de Governo do prefeito Rafael Diniz de diversificação e fortalecimento da economia. A proposta é reduzir gradativamente a dependência dos royalties do petróleo, fomentando atividades que possam gerar emprego e renda em todo o município, o de maior área em todo o município, com 4 mil km².
— Temos aqui em Farol trabalhadoras há mais de 30, 40 anos descascando camarão, filetando peixe e atuando em outras atividades do setor, sem qualquer tipo de benefício, enfrentando problemas, principalmente, na hora de se aposentar. A maioria nem consegue. Agora, aquela que estiver cooperativada, além de acesso aos direitos previstos em lei, terá o reconhecimento de sua atividade como profissão — esclarece o superintendente adjunto de Pesca e Aquicultura, José Armando Barreto.
Para a trabalhadora Silvia Mota, primeira presidente da cooperativa, deixar a informalidade é a realização de um sonho antigo, não apenas dela, mas de todas as companheiras de trabalho. “Agora vamos ter mais segurança, por exemplo, quanto a atendimento médico através da cooperativa. Também mais proteção quanto a equipamentos de proteção individual, como luvas, para evitar acidentes. E ainda cobrar nossos direitos aos frigoríficos, através dos contratos com a cooperativa”, afirmou Silvia.
— A criação da Cooperativa das Mulheres da Pesca é um marco para Farol de São Thomé, pois é a primeira do local. É um grande avanço para essas trabalhadoras, que passam a ter diversos direitos trabalhistas resguardados. Também os frigoríficos que contratarem os serviços da cooperativa poderão atuar mais tranquilos, pois não sofrerão ações por parte do Ministério do Trabalho — esclarece o superintendente de Aquicultura e Pesca, José Roberto Pessanha, o Betinho.
Antes de chegar a Farol de São Thomé, a “Caravana Campos para Além dos Royalties” já passou, a partir da última segunda-feira (27), por diversas localidades e distritos como: Santa Maria, Santo Eduardo, Espírito Santinho e Mata da Cruz, sempre levando ações e propostas para fomentar e alavancar a economia do interior a partir do incentivo às vocações locais.
Também participaram do evento representantes da Superintendência municipal de Trabalho e Renda, do Instituto Federal Fluminense (IFF), Emater e Porto do Açu.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 17:48:59 Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
- 24/11/2025 16:34:06 “FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
- 24/11/2025 16:03:37 Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
- 24/11/2025 15:20:51 Projeto de escola municipal disputa etapa regional do II Prêmio Magda Soares
- 24/11/2025 14:40:16 Aberto período de pré-matrícula para novos alunos na rede municipal de ensino
Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
2411 16h34“FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
2411 16h03Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
2411 15h20Projeto de escola municipal disputa etapa regional do II Prêmio Magda Soares
2411 14h40Aberto período de pré-matrícula para novos alunos na rede municipal de ensino
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















