Notícia no detalhe
Conselho de Habitação fará audiência pública em novembro
O Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social reuniu-se na tarde desta quinta-feira (21), no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, para discutir o Plano Local de Habitação, que objetiva elaborar as diretrizes de desenvolvimento na área habitacional do município. Ficou definida a realização de uma audiência pública sobre o assunto, no dia 22 de novembro, às 18h.
Criados por lei municipal em 2007, o Conselho e o Fundo Municipal de Habitação, somente este ano, na prática, teve início a atuação, no sentido de efetivar definições, como a utilização de recursos destinados para o setor e a fiscalização de empreendimentos habitacionais. “Para que o Conselho, que tem caráter deliberativo e executivo, possa implementar ações, antes de qualquer coisa, precisa debater o Plano de Habitação e estudar as questões pertinentes, que é o que estamos fazendo”, assinalou o presidente do Conselho e da Empresa Municipal de Habitação, Gustavo Guimarães Pessanha.
Nesta quinta-feira, os conselheiros e o vereador Kelinho - convidado pelo Conselho de Habitação - ouviram explanações feitas pelo professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e do IseCensa, José Manoel Pereira, sobre alguns problemas importantes de habitação que Campos enfrenta atualmente, como o deficit habitacional, o levantamento relativo aos loteamentos – muitos em situação irregular - que penalizam as pessoas que compraram imóveis nessas áreas, além de também prejudicar a prefeitura e o legislativo. “Na verdade, quando esses loteamentos se instalam de forma irregular, todos saem prejudicados, inclusive o governo municipal, que deixa de receber impostos e ainda tem que lidar com o problema social que passa a existir”, observou o professor.
Ele citou ainda, que a lei que regula a criação de loteamentos é muito antiga e desde 79 não sofre reformulação. “Este é um ponto negativo porque muita coisa mudou na cidade em todo este tempo, mais de 20 anos”, disse o palestrante, emendando que é essencial ter o mapeamento atualizado do município, antes das ações serem efetivadas e isso, não para solucionar o problema agora, mas para que dentro de 10 a 15 anos a situação esteja corrigida”.
O Conselho Municipal de Habitação é composto por 22 representantes do Executivo e do Legislativo municipal e sociedade civil organizada. Entre as instituições participantes, estão a Emhab, secretarias de Família e Assistência Social e de Obras e Urbanismo, Conselho de Engenharia e Arquitetura, Associação Norte Fluminense de Engenharia e Arquitetura (Anfea) e Federação da Associação e Amigos de Campos (Famac).
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















