Notícia no detalhe
Novo Conselho Municipal de Cultura toma posse
O Conselho tem por objetivo formular e aprovar a proposta de política cultural para o município, incluindo ações setoriais nas áreas de bibliotecas, museus, fomento às artes e promoção do patrimônio cultural.
Em reunião no auditório do Museu Histórico Municipal, tomou posse neste sábado (16) o Conselho Municipal de Cultura de Campos. Formado por 24 conselheiros titulares e 24 suplentes, sendo metade representantes de órgãos do governo e a outra parte da sociedade civil, o conselho terá um mandato de dois anos, reconduzível por mais dois.
- Consideramos um avanço a reativação do conselho que, por muito tempo, esteve desativado, e estamos confiantes em poder discutir em conjunto, em clima de respeito e harmonia, as políticas para o setor - afirmou o presidente do Conselho, Rafael Damasceno, que é também o secretário municipal interino de Educação.
O Conselho tem por objetivo formular e aprovar a proposta de política cultural para o município, incluindo ações setoriais nas áreas de bibliotecas, museus, fomento às artes e promoção do patrimônio cultural; definir prioridades na consecução da política municipal de cultura e na aplicação dos recursos públicos destinados à cultura, além de fiscalizar as atividades culturais promovidas pela municipalidade, dentre outras atribuições.
Além da posse dos conselheiros, a reunião serviu também para eleger o vice-presidente, representando a sociedade civil. Foi eleito diretor de cultura da Associação de Imprensa Campista (AIC) Wellington Cordeiro. "Compreendemos o momento de dificuldade enfrentado pelo município, mas temos esperança de poder colaborar na formulação das políticas de cultura para o nosso município", destacou Cordeiro, que é também conselheiro de Política Cultural do Governo do Estado.
A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Cristina Lima, também destaca a importância da reativação do conselho, que no ano passado permaneceu quase sem atividades. "O conselho em atividade é importante, porque essa é a forma mais democrática de implementar a política de cultura do município", afirmou Cristina.
Nesta primeira reunião já foi definida uma comissão com quatro membros para analisar o regimento interno do conselho nos próximos dias e propor, em reunião marcada para o dia 30 deste mês, possíveis alterações.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 19:21:45 Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
- 24/11/2025 19:01:23 "Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
- 24/11/2025 17:48:59 Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
- 24/11/2025 16:34:06 “FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
- 24/11/2025 16:03:37 Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
2411 19h01"Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
2411 17h48Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
2411 16h34“FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
2411 16h03Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















