Com o crescimento do número de blocos carnavalescos de rua nos últimos anos, a comissão de carnaval vai criar o "Circuito de Carnaval de Rua de Campos" para 2018. Para definir um calendário oficial, a Prefeitura de Campos vai cadastrar os blocos entre os dias 1º de setembro e 1º de novembro.
— Queremos conhecer os blocos, as manifestações, as festas de rua. Há os tradicionais, mas desde o ano passado foram criados outros, que ainda não temos todas as informações. O ideal é divulgar a agenda para atrair turistas — disse Ricardo Silva, coordenador do carnaval e diretor de Eventos da Superintendência de Igualdade Racial.
As fichas de inscrição e para o Documento Único podem ser retiradas no Teatro Trianon (Rua Marechal Floriano, 211. Centro) e na Igualdade Racial (Rua Comendador José Francisco Sanguedo, 129, Centro), das 9h às 17h. Ricardo Silva ainda lembra que ter um calendário oficial abre a possibilidade de buscar parceiros.
— Organizando bem antes, teremos tempo para buscar essas parcerias. Dentro da possibilidade financeira da Prefeitura, também vamos estudar um possível apoio logístico. Além disso, é importante ter a declaração do nada opor para liberação de ruas e presença da Guarda Municipal e outros serviços — completa o coordenador do carnaval.
Paralelo ao cadastramento dos blocos de rua, a comissão de carnaval tem organizado a Agenda Positiva para o desfile em 2018. Recentemente, as entidades carnavalescas de Campos — 12 escolas de samba, oito blocos e 14 bois pintadinhos — entregaram a documentação e as sinopses para a festa, prevista para os dias 22, 23, 24 e 25 de fevereiro de 2018, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). O próximo passo da agenda é a apresentação dos sambas até o dia 1º de novembro.