Notícia no detalhe
Mesa de debate aborda esforço para resgatar a Folia de Reis em Campos
Uma mesa de debate com o tema “Tradições culturais: Folia de Reis”, marcou no início da noite desta sexta-feira (4), a programação da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) para a 365ª festa do padroeiro de Campos, Santíssimo Salvador. O encontro foi no auditório do Museu Histórico de Campos. Acompanharam a presidente da FCJOL, Cristina Lima, e a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, Sylvia Paes.
Ocuparam a mesa Wellington Cordeiro, conselheiro estadual de Política Cultural da Secretaria de Cultura; Gisele Gonçalves, professora e mestra em Políticas Sociais; a vereadora Joilza Rangel, representante da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal; e a pesquisadora Neuzimar Lacerda, de São Fidélis. A mediação foi feita pelo animador Cultural Tim Carvalho.
Wellington alertou para a questão da interferência de denominações religiosas em manifestações culturais. Joilza destacou seu aprendizado da valorização da cultura nas comunidades nos contatos mantidos com Darcy Ribeiro. E Neuzimar ressaltou o ressurgimento das Folias de Reis em São Fidélis, após árduo trabalho de pesquisa que a levou até cidades de outros estados.
— As Folias de Reis tinham acabado em São Fidélis. Na pesquisa, percorri cidades vizinhas e até mesmo em Minas Gerais e no Espírito Santo. Conseguimos reativar dois grupos na cidade e nos encontros realizados, nos meses de janeiro, o número de grupos visitantes só aumentou, chegando a 18 em 2016. Este ano não tivemos, mas em 2018 esperamos reunir entre 20 e 25 grupos — afirmou.
A mestra Gisele Gonçalves considerou positivo o esforço para criar novos grupos, no que chama de para-folclóricos, já que folclóricos são aqueles preservados. “Tratando-se de patrimônio imaterial, como os casos das Folias de Reis, o ideal é manter a preservação. Mas a recriação de grupos também é válido”, afirmou, lembrando que Campos possui hoje apenas um grupo.
— Essa é uma iniciativa que esperamos ganhar força, pois nos últimos anos não se falava mais em Folia de Reis em Campos. Temos essas mesas de debate, as exposições de materiais alusivos a essa tradição e, no domingo (06), às 11h, apresentação dos dois grupos de São Fidélis e o de Campos na praça. Esse é um grande esforço pelo resgate dessa tradição”, destacou a gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2025 19:21:45 Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
- 24/11/2025 19:01:23 "Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
- 24/11/2025 17:48:59 Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
- 24/11/2025 16:34:06 “FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
- 24/11/2025 16:03:37 Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
Creche Sebastião Tavares Campista dobra capacidade de atendimento após ampliação
2411 19h01"Gabinete Imaginário - Retrospecto" a partir de quarta no Palácio da Cultura
2411 17h48Formação 2026 para animadores culturais e instrutores de artes e ofícios
2411 16h34“FMS Capacita” com atualização sobre doenças de notificação compulsória
2411 16h03Centro de Controle de Zoonoses realiza nova etapa de mutirões Pós-LIRAa
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















